Hoje é o Dia Mundial do Rock, ou melhor, praticamente ontem pela hora desse post, mas dane-se… e eu aposto que voce sabe já sabe porque, mas lê essa bagaça ai assim mesmo pra passar o tempo…
Dia 13 de julho de 1985 aconteceu um puta concerto beneficente de rock chamado Live Aid, organizado por Bob Geldof. O cara reuniu um impressionante time de astros de primeira linha para realizar dois shows simultâneos, em Londres e na Filadélfia, em prol dos famintos da Etiópia.
O Zenon (sério, ele tem Zenon no nome) era cantor da banda irlandesa Boomtown Rats, cujo maior hit (e única música que conheço, rs) é “I don’t like Mondays”. Ele também estrelou o filme Pink Floyd – The Wall, dirigido por Alan Parker, que adaptava para as telas o álbum conceitual The Wall da banda (advinha? advinha?) Pink Floyd. Em 1984 conseguiu juntar uma cacetada de rock stars para gravar o single “Do They Know It’s Christmas?” como a banda Band Aid. Esse single beneficente acabou sendo a semente do evento Live Aid. Desde essa época, Geldof ficou conhecido como ativista polêmico e um boca suja fudido.
Então veio o Live Aid, um evento ducarai em que o “Zenon” conseguiu juntar esse porrilhão de astros, entre eles: Sting, U2, Dire Straits, Queen, David Bowie, The Who, Elton John e Paul McCartney, em Londres, e na Filadélfia, Joan Baez, Run D.M.C., Judas Priest, Brian Adams, Beach Boys, Simple Minds, Pretenders, Santana, Madonna, Tom Petty, Eric Clapton, Duran Duran, Mick Jagger, Bob Dylan (acompanhado por Keith Richards e Ron Wood, dos Stones) e o USA FOR AFRICA, sim, aquela galera do “We are the world” (que inclusive foi uma ação inspirada no Band Aid do Bob Geldof) liderada pelo Lionel Ritchie. Não bastasse isso, a aresentação americana contou com a reunião de Crosby, Stills, Nash & Young, do Black Sabbath com Ozzy Osbourne e do Led Zeppelin. Phil Collins se destacou no evento por ter tocado em Londres com o Sting e ter viajado de avião a tempo de participar do show nos EUA com uma apresentação própria e assumindo a batera do Led Zeppelin.
Ozzy e o Sabbath tocando Paranoid
Queen com Radio Ga Ga
U2 tocando Bad, uma performance que consagrou a banda
A reunião do Zeppelin de Chumbo, tocando Stairway to heaven
Além desses 2 megashows, alguns outros shows pelo mundo se integraram ao evento, como INXS e Men at Work na Austrália.
Básicamente, “o cara que organizou o Live Aid”, rs… Sacanagem… O cara lançou vários álbuns em carreira solo e prosseguiu em seu ativismo e boca suja. Em 2005, quando o Live Aid fez 20 anos, organizou outro festival beneficente, o Live 8, contra a pobreza e a favor do perdão da dívida externa dos países mais pobres do mundo.
É isso, hoje eu apelei pro dia do Rock mas voces TEM QUE MANDAR SUAS PERGUNTAS, CACETE!! Basta escrever seu nominho e pergunta no formulário abaixo e clicar no botão SEND que o titio Freud tenta te responder, beleza?