Heath Ledger e Joaquin Phoenix hoje em dia são conhecidos, além das carreiras brilhantes, por terem interpretado versões definitivas do Coringa. Mas ambos os atores estiveram bem próximos de viver o nêmesis do Palhaço do Crime, e quase foram o Batman nos cinemas.
Em 2012, em uma conversa no Lincoln Film Center, em Nova York, Christopher Nolan, diretor da trilogia Cavaleiro das Trevas, revelou que Ledger recusou, educadamente, o papel de Bruce Wayne em Batman Begins, dizendo que não tinha interesse em atuar em filmes de super herói.
O papel então acabou indo para Christian Bale, e vendo o que Nolan fez em Batman Begins, Heath acabou reconsiderando o convite e aceitando participar da sequência, O Cavaleiro das Trevas, no papel do Coringa.
Entretanto Nolan confirma que ele já queria Ledger no papel do homem morcego desde o início, antes mesmo do roteiro do primeiro filme sequer estar pronto.
Já Joaquin Phoenix oscarizou por seu papel como o bobo, o joker, o palhaço. Mas ele foi outro ator cogitado para o papel do cruzado de capa.
No caso dele não foi na trilogia do Nolan, mas no filme jamais produzido do Batman por Darren Aronofsky. O projeto era um reboot do herói, no início dos anos 2000. Em recente entrevista a Empire, Aronofsky deixa subentendido que a escalação do personagem principal pode ter sido a gota d’água para ele desistir do projeto. Disse o diretor:
“O estúdio queria Freddie Prinze Jr no papel. Eu queria Joaquin Phoenix. Eu lembro de ter pensado: Oh, nós estamos querendo fazer dois filmes diferentes aqui. Essa é a história real. Era outra época. O Batman que eu escrevi era uma visão muito diferente do que acabou sendo feito.”
Dois grandes atores que poderiam ter defendido o manto do morcego. Mas a ironia do destino acabou reservando pra eles as interpretações mais icônicas do maior vilão do Batman, né?