Uaréva! Moura em Série Moura em Série: Brasil fez primeiro!

Moura em Série: Brasil fez primeiro!


Reprodução – Globo – Netflix / Montagem – RD1

Eu sempre disse no Podcast Uaréva que várias séries “greengas” copiaram novelas brasileiras, que sempre fazem antes. Dark é um prova disso: Kubanacan fez primeiro!

No final da novela de Carlos Lombardi, o famoso Pescador Parrudo (Marcos Pasquim), nosso próprio herói de ação, descobre que ele é um descendente do verdadeiro Esteban e que veio do futuro e acabou sendo avô dele mesmo. Ainda tinha o Dark Esteban, afinal todo herói precisa ter um anti-herói, e o Adriano, que era o talvez o irmão gêmeo, talvez versão de um universo paralelo, talvez clone do Esteban.

E se você não entendeu nem Kubanacan, nem Dark, deixa que a Magda te explica!

Outra série que claramente copiou uma novela brasileira foi Lost, com suas pessoas perdidas numa ilha tendo que lidar umas com as outras. Óbvio que o J. J. Abrams se inspirou na primeira fase de A Gata Comeu com Cristiane Torloni e o Nuno Leal Maia náufragos com sua família numa ilha remota.

A Gata Comeu

Disputas pelo trono, um falso rei, uma rainha louca? Game of Thrones foi legal, mas Que Rei Sou Eu fez isso muito antes e com um final bem melhor: No final da história, o povo consegue invadir o palácio, eliminar os opressores, confiscar os baús da nobreza e tomar o poder. Em uma das últimas cenas da novela, Jean Pierre, exclama diante do povo de Avilan: “Ninguém vai mais explorar o trabalho do pobre. Agora quero que gritem comigo: viva o Brasil!”

Um menino bruxo que mora embaixo da escada, tem um amigo e uma amiga, além disso, tem uma bruxa e um bruxo de mentores. Harry Potter descaradamente copiou Castelo Rá-Tim-Bum. Nem vou comentar o Dobby e Godofredo…

Westworld explodiu de sucesso porque a Dolores é foda e tal, mas, convenhamos, Dolores totalmente cópia da Robô Naomi (Flavia Alessandra). Morde e Assopra fez primeiro e Jonathan Nolan copiou Walcyr Carrasco. Tenho dito!

Em Persons of Interest (2011), o Ben do Lost criou e conversava com uma inteligência artificial chamada The Machine. Pois, Tempos Modernos fez antes, em 2010, quando o Fagundão criou e conversava com a inteligência artificial chamada Frank. Até novela ruim gringo copia.

Jovens e belos vampiros tocando terror em uma cidadezinha? Os gringos fizeram The Vampire Diaries, mas Vamp já tinha feito isso uns 20 anos antes.

House of Cards é muito estimada pelo público, mas claramente Frank Underwood não passa de uma cópia gringa de Odorico Paraguaçu, que já fazia jogos políticos engenhosos muito antes em O Bem Amado.

Os gringos acharam que como Corpo a Corpo é uma novela antiga e obscura, ninguém ia notar a cópia. Se Lúcifer traz o capiroto sedutor que faz as pessoas suspirarem, a novela de 1984 fez isso muito antes. Flavio Galvão antecedeu Tom Ellis no papel do tinhoso uns 30 anos primeiro.

Um personagem adolescente com poderes mentais que, com ajuda de seus jovens amigos, enfrenta não só uma ameaça sobrenatural, como também uma organização que quer usar seus poderes para seus fins nefastos. Parece Stranger Things, mas Olho no Olho fez isso bem antes.

Uma simpática e peculiar família Cubana vivendo em um outro país, tendo que se adaptar sem nunca abandonar a cultura de sua pátria de origem? One Day at a Time é muito boa, mas Salsa e Merengue fez muito antes.

Nem a minha favorita da vida, Friends, escapa de copiar as novelas brasileiras. Afinal, Phoebe e Ursula OBVIAMENTE foram inspiradas em Ruth e Raquel, as primordiais gêmeas boa e má. Mulheres de Areia fez primeiro e não se fala mais nisso!

Once Upon a Time trouxe os personagens dos contos de fadas para o mundo real. Parece original? Pena que Sítio do Pica-Pau Amarelo já tinha feito isso muito, mas muito antes.

Switched at Birth é sobre duas meninas que foram trocadas na maternidade. Claramente um plot copiado do clássico “troca dos bebês” de Por Amor.

Essa eu nem vou dizer nada. Só colocar esse poster da prestigiada The Act junto de uma foto de Laços de Família. Tirem suas conclusões.

PS: Maneco fez primeiro.

Orphan Black é sobre uma garota que descobre que fez parte de uma experiência de clonagem sem saber. Murilo Benício já tava aí replicado diversas vezes pelo Albieri muito antes. O Clone foi clonado na cara dura.

Acho que tá provado que as novelas brasucas sempre inspiram as séries e filmes gringos né? Valorize a cultura nacional. paz!

Designer gráfico por vocação, publicitário por formação, filósofo por piração.

Related Post

GreekGreek

Mais uma semana, apenas esperando o verão que se avizinha. E é tempo de um novo Moura em Série – viu como eu estou cumprindo