Uaréva! Batman,Quadrinhos E se Tim Burton tivesse continuado na direção do Batman?

E se Tim Burton tivesse continuado na direção do Batman?


Bem amigos do Uaréva, vocês sabem que eu tenho costume de criar elencos imaginários para situações hipotéticas em filmes de heróis, não é?
Se não sabem, podem clicar aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui e descobrir que sim.

Mas não é o caso hoje. Hoje eu tô aqui pra comentar sobre um projeto que eu nem sabia que existia até agora.
Trata-se dos quadrinhos Batman 89, que, seguindo a linha de Batman 66 e Mulher Maravilha 77, dá continuidade ao “Burtonverso” do Batman, iniciado no final da década de 80. Tim Burton dirigiu o homem morcego, vivido por Michael Keaton, na adaptação do herói e na continuação de 1992, Batman O Retorno. Porém por diferenças criativas com a Warner, ele acabou saindo da franquia, dando lugar a Joel Schumacher. O fato é que os filmes do Batman do Burton não eram muito recomendados para toda a família, afinal de contas…

Mas também, quem disse que os filmes do Batman eram para atrair crianças? Como se tivessem usado algum merchandising que desse isso a entender…

Err…
Bom, como sabemos, Schumacher assumiu a direção, temos o Tommy Lee Jones seguindo o Jim, batmamilos, pantufas de urso polar, gelo de prástico e cartões de crédito.
Mas os artistas Joe Quinones e Kate Leth resolveram apresentar uma proposta para a DC: uma linha de quadrinhos que dessem continuidade aos eventos de Batman Returns, expandindo o universo que Burton estava construindo, dentro da visão dele.

E eis a capa do projeto:


Como podem ver, teríamos o retorno da Mulher Gato, Selina Kyle. Se forçar a memória, você lembra que o último take de “Batman: O Retorno” foi a vilã encarando o sinal da morcega no céu? Aquela ceninha rápida que encerra o longa foi filmada as pressas, por exigência do estúdio, e custou algumas centenas de milhares de dólares. A Warner queria deixar claro que a Mulher Gato havia sobrevivido, para trazê-la de volta. Nunca aconteceu.

https://www.youtube.com/watch?v=21bFkRsS_k4

A arte traz de volta também, claro, Batman / Bruce Wayne / Michael Keaton, Alfred e o Comissário Gordon. As novidades ficam por conta de Bárbara Gordon, Dick Grayson e Harvey Dent.
O legal é que as escalações do garoto prodígio e do Duas-Caras ficam de acordo com os planos iniciais de Burton. O vilão aqui mantém a cara (ou as caras) de Billy Dee Williams, que interpretou o promotor público nos filmes do Burton.

Já quem faz o Robin é Marlon Wayans, que era a escolha de Burton para o papel. Em entrevista ao Jimmy Fallon, o caçula dos Wayans contou toda a história do convite que recebeu para o terceiro filme da franquia, chegando a ganhar 100 mil doletas como sinal da contratação, mas acabou rodando com a substituição da direção. Quem assumiu o papel foi Chris O´Donnell.

Mas a ideia ia além disso. A dupla de idealizadores apresentaram sketches que ampliavam ainda mais o universo da Morcega de 89: Uma Hera Venenosa que era a cara da Geena Davis, a Batgirl de pala e uma Arlequina que pega muita inspiração na personagem Alicia Hunt, que aparece no filme de 89 e é uma comparsa do Coringa. Muita gente inclusive acredita que Alicia tenha sido a inspiração para a criação de Harley Quinn, alguns anos depois.

Apesar a ideia parecer bem interessante, o projeto nunca viu a luz do dia na DC.

E aí? Acha que Batman 89 seria um quadrinho foda, como é Batman 66?
Gostaria de um post imaginando como seria a continuidade do universo do Burton?
Deixa aí nos comentários!

Designer gráfico por vocação, publicitário por formação, filósofo por piração.

Related Post