Uaréva! Moura,Moura em Série,Seriados 10 séries que perderam seu protagonista – Nº 4: That 70’s Show

10 séries que perderam seu protagonista – Nº 4: That 70’s Show


Na última postagem dessa lista eu comentei a substituição de Charlie Sheen pelo Ashton Kutcher. Então nada mais justo que dar sequencia falando da série que lançou o ex-senhor Demi Moore ao estrelato.

Como vou falar sobre coisas que acontecem muito à frente em todas as séries, já deixo avisado que é impossível evitar os SPOILERS.

Nº 4 – That 70’s Show

Pra começar, já digo que estamos hoje em dia na praticamente mesma distância de tempo do início de That 70’s Show que a série estava no seu início, dos anos 70. Então, sim, você está velho.

A série começou em 1998 e mostrava a vida de um grupo de amigos adolescentes e seus pais nos anos 70. A trama se passa no estado do Wisconsin, na cidade de Point Place.

Eric Forman (Topher Grace), Donna Pinciotti (Laura Prepon), Steven Hyde (Danny Masterson), Fez (Wilmer Valderrama), Jackie Burkhart (Mila Kunis) e Michael Kelso (Ashton Kutcher) viviam situações comuns para adolescentes, com enfoque na época em que a trama se passa. Namoros, festas, drogas, muita tentativa de comprar cerveja e de fazer sexo permeiam a sitcom, que logo atingiu uma grande popularidade.

Os adolescentes ainda precisavam lidar com os pais, que completavam o elenco com os personagens adultos: o rigoroso Red (Kurtwood Smith) e a adorável Kitty (Debra Jo Rupp), os pais de Eric; e os problemáticos e insanos pais de Donna, Midge (Tanya Roberts) e Bob (Don Stark).

A primeira mudança no elenco não foi a saída de ninguém, pelo contrário. A atriz Lisa Robin Kelly, que aparecia em poucos episódios na primeira temporada no papel da irmã de Eric, Laurie, entrou para o elenco fixo na segunda temporada. Na trama, Laurie é expulsa da faculdade e volta para a casa dos pais, onde vai infernizar a vida do irmão e se envolver em um triângulo amoroso com Kelso e Jackie.

O final da terceira temporada marcou então o começo da dança das cadeiras. Durante esse ano, Laurie novamente sai da série, reaparecendo apenas em participações especiais. Na história ela deixa a casa da família para fazer um curso de beleza e estética. A personagem novamente se torna recorrente (mas não fixa) na sexta temporada. Porém a atriz foi substituída por Christina Moore, muito por conta dos problemas de Lisa Robin Kelly com álcool. O final dessa história é muito mais trágico do que se pode pensar: a atriz faleceu por “intoxicação pelo uso de múltiplas drogas”, em 2013, aos 43 anos de idade.

Outra personagem que sai do programa ao final da terceira temporada é Midge. O casamento dos pais de Donna se mostra em crise desde o principio do seriado, o que rende ótimas piadas envolvendo relacionamento aberto, sexo tântrico e swing. Porém o relacionamento realmente acaba ao final desse ano da série: Midge deixa Bob definitivamente, e se muda para a Califórnia. Ela faz poucas participações no futuro, durante a sexta e sétima temporadas. O motivo da saída da atriz foi seu marido na época, que desenvolveu uma doença terminal.

Com a saída das duas garotas, Leo, vivido por Tommy Chong, que fazia pequenas participações até então como o chefe de Hyde em uma loja de revelação de fotos, se torna personagem fixo durante a quarta temporada. Porém ele já deixa o elenco no ano seguinte, retornando apenas na sétima temporada e permanecendo até o final do programa.

A cada nova mudança de elenco, a abertura era renovada, quase sempre mostrando os personagens no Vista Cruiser de Eric.

De qualquer forma, por mais que Midge estivesse no elenco original, assim como Laurie de certa forma, e Leo tenha conquistado bastante popularidade, nenhum deles poderia ser considerado protagonista ou uma baixa realmente significante para That 70’s Show.

Pelo menos não tanto quanto o sexteto de adolescentes, e, principalmente, aquele que realmente era o personagem principal da série: Eric Forman.

Eric era de fato o protagonista de That 70’s Show. O principal cenário da trama é a casa do jovem, onde seus amigos se reúnem. Todos os plots centrais giram em torno dele, e seu namoro com Donna, assim como o relacionamento com seus pais, são o foco das primeiras temporadas. Além disso, ele é retratado como o melhor amigo de todos os demais personagens masculinos, e seus pais servem de figuras paternas para todo o elenco jovem.

Eric é a representação do cara legal. Atrapalhado, retraído, inseguro e um pouco nerd, ele sempre procura ajudar todo mundo e é um ótimo namorado para Donna, mesmo quando eventualmente toma atitudes que podem ser consideradas machistas – mas que, em se tratando do contexto da época em que a série se passa – os anos 70 – serve exatamente para questionar o tratamento dado às mulheres naquele tempo. Alias, não raramente, Eric tinha essas atitudes apenas para perceber o quão errado estava e dessa forma criticar o machismo em si.

O sucesso de Eric Forman elevou o status do até então desconhecido Topher Grace, o que levou o ator a buscar cimentar uma carreira no cinema. Isso claro seria prejudicado pela inesperada longevidade de That 70’s Show. Perceptivelmente a produção não tinha ideia de que o programa faria tanto sucesso. Isso fica claro com o fato da série começar em 1976, o que daria apenas quatro anos para a trama se desenrolar antes de ter que mudar de nome para That’s 80s Show… Isso inclusive trouxe uma boa dor de cabeça para os roteiristas. Ao contrário da maioria das sitcons, que se passam em tempo real, eles precisaram fazer com que cada temporada do programa se passasse em menos de um ano, comprimindo os oito anos da vida real que ele durou em apenas três dentro da história. O que é difícil, visto que praticamente em todas as temporadas aparecem episódios de Ação de Graças e Natal…

Enfim, Topher Grace queria focar em construir uma carreira cinematográfica. Desde que se tornou protagonista de That’s 70s, Topher participou de filmes como Traffic e O Sorriso de Monalisa, fez o papel de si mesmo em Onze Homens e um Segredo e estava protagonizando algumas comédias românticas, como Um Encontro com Seu Ídolo, Em Boa Companhia,e o drama Segunda Chance.

Essa ascensão, somada às eternas renovações de temporada que o seriado ganhava todo ano por conta do seu sucesso levaram Grace a deixar o programa ao final da sétima – e penúltima – temporada.

Assim, Eric deixa a casa dos Forman e parte para a África se tornar professor, enquanto Topher Grace deixa o figurino setentista para se tornar Eddie Brock e usar um figurino de Venom, em Homem Aranha 3.

Pois é.

Na aba de Grace, outro ator da série estava começando a dar seus primeiros passos em direção à fama na tela grande. Ashton Kutcher levou Kelso para os cinemas, interpretando variações do bonitão acéfalo em Cara, Cadê Meu Carro?, Recém Casados, Doze é Demais, A Filha do Chefe, A Família da Noiva, De Repente É Amor, e ainda protagonizou o inesperado sucesso – e bom – Efeito Borboleta, em que foge da comédia e ensaiava se tornar um ator mais sério. Visivelmente o currículo de Kutcher parecia ainda mais promissor que o de Topher Grace, e seguindo os passos do companheiro de elenco, ele pediu para sair do programa.

Ao contrário de Eric, Kelso apareceu em mais alguns episódios da oitava e última temporada. Praticamente protagonizando o arco dos quatro primeiros episódios, Kelso se torna segurança da mansão Playboy em Chicago, engravida uma garota e deixa Point Place para assumir a responsabilidade.

Com a prenunciada saída de Topher Grace, o óbvio foi pensado: “precisamos de um novo Eric”.  Afinal, Eric era o típico protagonista.

Assim, no episódio 23 da oitava temporada, o personagem Charlie, vivido por Bret Harrison, foi apresentado. Ele emulava todas as características de Eric – era o cara bonzinho e inocente, e virgem.

Lembra dele? Nem eu.

Ele é totalmente bem recebido pela turma, e tudo se encaminhava para que Charlie assumisse o posto de Eric no grupo. O plano era tê-lo no elenco principal durante toda a oitava temporada. Mas o personagem teve vida curta.

Literalmente.

Charlie teve uma boa aceitação do público, que foi simpático a ele. Porém Bret Harrisson foi convidado para protagonizar a série The Loop, e aceitou o convite. Assim, Charlie acabou caindo do alto da caixa d’água de Point Place – fato que ocorreu com quase todos os outros personagens em algum momento do seriado – e morreu. Sim, tétrico assim.

O espaço deixado pela ida de Eric para a África e da morte de Charlie abriu novamente um espaço na turma. E quem chegou para ocupa-la foi Randy, vivido por Josh Meyers.

A ideia inicial terrível – Meyers iria fazer o próprio Eric Forman, simplesmente trocando o intérprete do personagem e dando a desculpa em forma de piada, de que a ida para a África fez dele um homem mudado.  Ao perceber a obviedade da cagada que seria isso, os produtores voltaram atrás e criaram um personagem novo.

Os produtores resolveram arriscar e criaram uma figura bastante distante da personalidade de Eric dessa vez.  Randy é na verdade uma mistura dos personagens Eric Forman e Michael Kelso. Ele tem o senso de humor ácido de Eric e sua atitude de liderança dentro da galera, mas ao mesmo tempo é atlético e faz sucesso com as garotas. E se torna personagem fixo do elenco da oitava temporada.

Mas se, dentro do programa, a turma adota Randy como novo integrante (exceto o Fez, que não gosta dele), fora da tela a aceitação não foi boa. Randy também se torna o interesse amoroso de Donna, para desgosto de Kitty Forman e, convenhamos, de toda a audiência. A falta de carisma, a tentativa de vendê-lo como líder da turma, o namoro com Donna e claro, a incapacidade de substituir Eric (e Kelso) levaram o personagem a ser muito rejeitado pelo público, que o via como mais uma forçada de barra para estender mais o seriado…

Com as já citadas ausências e a pouco produtiva entrada de Randy, a oitava e ultima temporada de That 70’s Show é muito inferior às demais, e demonstra claramente o desgaste do tempo sobre o roteiro. E assim a série definitivamente ganhou, finalmente, seu fim.

O ultimo episódio se passa exatamente na véspera de ano novo de 1979. Red e Kitty preparam uma festa de réveillon que reúne todo o elenco – com exceção do rejeitado Randy. Kelso volta para passar a virada com eles, mas Eric perde o avião de volta para casa.

Porém mesmo sem ser creditado (o que tornou sua volta uma surpresa), Topher Grace participa do episódio.

Eric consegue chegar poucos minutos antes da meia noite, e encontra Donna triste na garagem.

Dessa forma, as cenas finais encerram o plot do relacionamento dos dois, que era o motor do início do programa, e reúnem o grupo no clássico “círculo” no porão de Eric, dando, apesar da última temporada fraca, um encerramento digno e emocionante para That 70’s Show.

E por falar em séries, já ouviu nosso Podcast Exportando Séries Nacionais?

 

Fiquem ligados que ainda tem três séries para encerrar essa lista. 

 

Designer gráfico por vocação, publicitário por formação, filósofo por piração.

Related Post