Superman Terra Um

Uaréview
Por Marcelo Soares

Quando a DC Comics anunciou a linha Terra Um, sua versão do Ultiverso Marveliniano, fiquei com o pé atrás sobre como seria essa “releitura para os tempos atuais” de ícones heróicos da editora, ainda mais depois da linha All-Star (que continha o mesmo propósito) ter tido só um sucesso, e de qualidade, e ser cancelada. Então, Superman Terra Um foi lançado em uma Graphic Novel escrita por J. Michael Straczynski, e quer saber minha opinião sobre ela? (não responda!)
Spoilers à frente

Superman Terra Um é batido demais! Esperava mais do Straczynski nessa história. Algumas falas são ridículas de tão bobas e esse status “não sei o que quero fazer, mas não quero ser o que meu pai queria que eu fosse porque vou ficar sozinho” não me convenceu.
O vilão é fraquíssimo (e ainda com uma cara de anjo com Ziggy Stardust). Senti falta de Lex Luthor ser pelo menos citado (ele podia ser algum membro do governo ou laboratório). E a parte do Clark tentando descobrir que profissão teria foi rasamente desenvolvida (o cara dizer que entrevistou o Superman e todo mundo acreditar, resolver uma formula impossível e ninguém estranhar – e ainda ter dois cientista dando tapinhas na mão em comemoração?).
Terra Um é uma idéia boa, mal desenvolvida e acho que o formato graphic novel não ajudou (se fosse mensal, por exemplo, teria mais tempo de desenvolver e fazer algo mais bem feito). Sem contar que já se sabe o quanto o Straczynski tem um ego bem grandinho, ele quis mostrar mesmo que podia criar novos vilões e agentes do governo obcecados e pronto, “ninguém tira isso de mim”, como uma criança mimada. 
E o Shane Davis nos desenhos? Vergonhoso até uma linha tão “esperada” ter alguém que não faz algo realmente bom, criou um uniforme bem próximo de Superman O Retorno e no resto parecendo um artista contratado para tapar buraco de edição mensal. É esperar pelo Batman Terra Um do Johns e ver o que ele faz com o morcego agora.

Podcast, Quadrinhos, CInema, Seriados e Cultura Pop

Related Post