Supergrupos

E não é que até na semana entre Natal e Ano Novo chegou post de leitor? Melhor pra gente que trabalha menos e curte um post bem legal pois o Nico Demo já mandou muito bem no anterior e repetiu a dose de Rock nesse.

Confere ai e mande o seu post tambem!! Envie DJÁ seu texto e imagens pro “De fora da panela”, através do e-mail contato@uarevaa.com.

Senhores leitores do Uarévaa, venho mais uma vez na coluna do leitor trazer uma contribuição a este blog cada vez mais safado. E pela própria tradição cultural do blog, venho me ater detal assunto ligado a Supergrupos. Mas não estamos falando de Liga da Justiça, Vingadores, X-men ou Youngblood (?), e sim de bandas que reuniram, grandes putões nomes da música, fazendo uma banda de estrelas, selecionei as bandas que considero mais relevantes para a galera se divertir.

Cream – 1966

Formação:
Eric Clapton (The Yardbirds, John Mayall and the Bluesbreakers)
Jack Bruce (John Mayall and the Bluesbreakers, Manfred Mann, Graham Bond Organisation)
Ginger Baker (Graham Bond Organisation)

A banda é considerada o 1º supergrupo importante do mundo, faz um Blues rock de qualidade ímpar, e teve 4 álbuns.

Temple of the Dog – 1990

Formação:
Chris Cornell (Soundgarden e AudioSlave)
Stone Gossard (Pearl Jam, Mother Love Bone, Green River)
Mike McCready (Pearl Jam)
Jeff Ament (Pearl Jam, Mother Love Bone, Green River)
Matt Cameron (Soundgarden, Smashing Pumpkins, Prodigy e Pearl Jam)

Participações:
Eddie Vedder (Pearl Jam)
Rick Parashar

Este Supergrupo grunge foi formado em homenagem a Andrew Wood, vocalista do Mother Love Bone que morreu por Overdose de Heroína, na época se juntaram amigos da banda do Andrew, mais 2 integrantes do Soundgarden e dois ainda desconhecidos (Eddie Vedder e McReady). A banda só teve notoriedade depois do sucesso do Pearl Jam, é um marco da música grunge.

Audioslave – 2000

Formação:
Instrumentistas do Rage Against the Machine (Tom Morello, Tim Commerford, Brad Wilk)
Chris Cornell (Soundgarden)

O Rage Against the Machine havia acabado recentemente, Chris Cornell já tinha deixado o Soundgarden a algum tempo, e pela junção destes poderes temos essa banda que fez um grande sucesso na 1ª metade da década de 2000 e deixou os fãs de RATM recalcados.

The Raconteurs – 2005

Formação:
Jack White (The White Stripes) – vocal, guitarra e teclado
Brendan Benson – vocal, guitarra e teclado
Jack Lawrence (The Greenhornes e Blanche) – baixo
Patrick Keeler (The Greenhornes) – bacteria

Embora só o líder do The White Stripes fosse um artista conhecido, essa banda foi a que mais se destacou recentemente, primeiro pela qualidade da banda e em segundo por mostrar Jack White com uma banda com mais de 2 integrantes.

Them Crooked Vultures – 2009

Formação:
Josh Homme – (Queens of The Stone Age, Kyuss e Eagles of Death Metal)
John Paul Jones – (Led Zeppelin)
Dave Grohl – (Nirvana, Foo Fighters)

Desculpe putinhas do Clapton, mas essa pra mim é o maior Supergrupo da história do Rock, temos John Paul Jones do Led Zeppelin, Dave Grohl do Nirvana e Foo Fighters e Josh Homme do Queens of The Stone Age, todos de bandas emblemáticas, e fazendo uma música fantástica!

Deixei de fora bandas como Perfect Circle e Velver Revolver, pelo simples fato de eu não gostar delas, e até bandas que gosto como Ataxia e The Good, the Bad and the Queen, por não achar tão relevante, mas deixem nos comentários seus supergrupos preferidos.

Beijo no Coração da Galera.

Podcast, Quadrinhos, CInema, Seriados e Cultura Pop

Related Post

PalhetadAPalhetadA

Hoje falarei sobre Covers… sabe aquela música bacanuda que ouvimos trocentas vezes e pensamos “Pô essa banda arrebentou em fazer esse som” é ai que