Uaréva! Sala de Star Sala de Star

Sala de Star

Olá pessoal, hoje estou aqui para fazer a coluna de uma forma diferente, a qual pretendo manter por um bom tempo: agora irei comentar coisas sobre o mundo da Televisão, nerdices e afins ao invés de entrevistas semanais, por que isso Star? Você pergunta pequeno gafanhoto, e eu respondo: Porque cansei de entrevistas! E essa semana farei um breve comentário sobre uma novela que dá muito o que falar por ai: Caminhos do Coração ou ainda “o que nunca foi, mas poderia ter sido”.

Sabe quando você tem uma idéia que acha genial e seus amigos lhe dão corda para fazer? Algo como pular de uma ponte, bater com a cabeça na parede, esse tipo de coisa bem educativa e saudável?

Pois bem, acho que na Rede Record no ano passado deve ter tido um momento desse, pois foi de uma droga ilícita (vulgo bagulho) estragada que surgiu a novela Caminhos do Coração (se não sabe o que é que tipo de ser nerd e brasileiro é você?) com o intuito de ser os X-Men brasileiros. A proposta de uma história feita por uma TV brasileira sobre pessoas com poderes especiais, um assassino serial e conspiração até que não é ruim, mas como é de costume das produções tupiniquins televisivas o desenvolvimento foi um lixo.

Primeiro, esse tipo de história era para ser feita em forma de seriado (já que é uma copia descarada de Heroes porque não escancarar de vez?), com episódios periódicos e focados na trama da jovem herdeira de um império que foi acusada de matar seu pai e se vê envolvida numa tramóia sobre mutações genéticas. Sei que o plot é bem manjado, mas vejamos o exemplo de Ugly Betty, o qual é uma versão de uma novela mexicana de mesmo nome e consegue ser bem original e divertida, então se tivesse realmente uma intenção de se “inspirar” em seriados americanos fisesse bem feito logo.

Outra coisa, a equipe envolvida: sendo uma serie, Caminhos do Coração (que convenhamos é um nome esdrúxulo, e piorou a colocaram Os Mutantes, preferia que chamassem de Quiméricos logo) poderia ter menos atores, colocar protagonistas melhores, pois convenhamos que a Bianca Rinaldi não seja nenhum exemplo de boa atuação, e acima de tudo um roteirista melhor. Tiago Santiago para mim é a pior peça da telenovela, com seus diálogos cansativos e sem sentido e cenas intermináveis que parecem mais Dragon Ball Z que qualquer coisa, ah, e não esqueçamos que ele foi co-roteirista de Uga-Uga.

È uma pena produções de ficção mais científica fracassarem em serem interessantes e menos óbvias, ainda mais com a temática de superpoderes já utilizada no passado de forma desastrosa, alguém ai se lembra de Olho no Olho? Agora mais ainda que se tem um amontoado de mutantes que a cada semana crescem mais do que na Mansão Xavier e até alienígenas que querem dominar o mundo (coff… coff… secret invasion… coff..coff), em suma uma idéia que poderia ser algo de evolutivo para como o público vê a ficção cientifica e o mundo dos super-heróis se perdeu em devaneios e luta por audiência, uma pena, pois em teor de produção visual a Record trabalhou bem dentro de suas limitações, mas infelizmente ainda no país não se tem uma cultura de dialogo com o telespectador e interação com ele, pois foi uma ótima oportunidade perdida de se fazer isso com essa novela, assim como séries como Lost e Heroes fazem nos states.

Bem, o que posso esperar do futuro desse gênero na TV? Só trevas e tempestades, a partir da noticia que a Record e o Tiago Santiago pretendem fazer uma novela-versão de Pokemon só posso me apegar as séries americanas, livros e HQ´s para ver algo bom por aqui.

Por Starman

Podcast, Quadrinhos, CInema, Seriados e Cultura Pop

Related Post

Sala de StarSala de Star

Olá meus caros, como vocês estão? Essa semana trago um pouco mais sobre cultura literária para vocês. Nesta edição da coluna entrevisto o escritor, educador,