E lá vamos nós com o PalhetadA dessa segundona! Hoje vamos falar dum cara polêmico e que por muitas vezes é acusado de trocentas coisas…mas enfim não to aqui pra falar da sua vida pessoal e sim de sua trajetória musical beeeeeemmm sucedida! Vamo aê? Vamo aê?
Michael Jackson!!
Ta ta eu sei que a colona é totalmente voltada ao rock na roll, mas peraê…quem disse que o cara não faz parte dessa vida de Rock Star hein? Jackson como todo mundo sabe começou a fazer sucesso de verdade quando meteu os pés nas estrada sozinho (na década de 1970) para poder colocar em ação sua idéias (geniais diga-se de passagem) para fazer aquilo que realmente gostava…mexer o esqueleto como ninguém nunca tinha feito até então! A família Jackson é grande pacas Rebbie, Jackie, Tito, Jermaine, LaToya e Marlon, e os mais novos, Randy e Janet. E a contra gosto do pai Joseph e a força pela mãe Katherine, a molecada toda foi forçada a virar testemunha de Jeová (mesmo não tendo visto nada pra ser testemunha de alguma coisa mas…) e saiam para bater de porta em porta. A criação da pivetada era fódis, o Pai saia para trabalhar e proibia os filhos de saírem na rua…claro que não funcionava e eles (os filhos caceta!) escapavam para brincar nas casas dos vizinhos, lá cantavam, dançavam e faziam músicas para se divertir. Em casa mesmo o irmãos mais velhos de michael mexiam na guitarra do pai enquanto ele estava fora, até que um dia o veio se ligou nos pequenos talentos que tinha dentro de sua própria casa…não demorou pra dar o estalo de ganhar dinheiro com isso, se mudaram de Gary e foram para Califórnia, onde foram contratados pela Motown.
Em 1975 Jackson deve a oportunidade de voltar a cuidar da carreira solo (ta eu nem falei que ele deu uma parada pra se dedicar ao Jacksons 5 mas isso não importa..rs) nesse tempo Michael ganhou respeito da Sony Music depois de compor e produzir sete canções para os Jackons 5 entre elas “Shake Your Body (Down To The Ground)”, que colocou o grupo de volta às listas dos mais vendidos nos Estados Unidos e no mundo…salve Michael!! Em 1979 o hômi começou a gravar “
Off The Wall” rapaz, foi um fuzuê do cão, a mídia especializada e o público piraram com o estilo de som do
moçoilo. As duas canções “
black music” e “
disco” do álbum tornaram-se referências nos anos que se seguiram. Tanto é que ele levou o seu primeiro Grammy com a música “Don’t Stop ‘Til You Get Enough”, mais uma escrita e produzida por ele. E em 1980 o albúm já era o mais vendido da história, dizem ai que chegou a mais de 25 milhões de cópia….o cara vendeu mais sozinho do que com os Jacksons 5 em 11 anos de carreira…rs..e a pedido da mãe não largou os brothers (ainda).Os anos 80 foi uma doideira pro Michael, gravava com os irmãos, cumpria agenda de shows, divulgação de seus trabalhos solo e rolou até dele aceitar um convite de ninguém mais ninguém menos do que
Steven Spielberg para narrar a história do filme “E.T. O Extraterrestre”, isso começou a incomodar a Sony Music de certa forma por que o disco Thriller estava agendado para sair na mesma época, já que o cd narrado por Jackson sairia pela MCA Records, ai já viu a briga judicial (nem vou entrar nesse assunto pq ninguém quer saber e é chato bagaraio..) e depois de adiar algumas vezes o CD, enfim chega as lojas em Novembro de 1982……..Thriller!!
Para mim a obra-prima do cara, um CD que é obrigação ter em sua coleção seu rockeiro sujo e fedido…e eu digo com orgulho…eu tenho o meu e é em VINILZÃO!!! (podem me chamar de velho e o escambau, mas é umas das minhas peças raras aqui junto com o do Elvis ao vivo) O Mundo nunca mais foi o mesmo depois do lançamento desse disco…vamos falar a verdade aqui ainda hoje com todo esse lixo comercial que aparece por ai…Thriller é o albúm mais vendido da história com 104 milhões de cópias espalhadas ao re
dor do mundo todo!!(isso se nenhum E.T ou BIC levar uma cópia disso..rs) o CD quebrou uma porrada de records, entre eles se manter por 37 semanas no topo das paradas americas, sete compactos foram lançados e dois alcançaram o topo, “Billie Jean” e “Beat It”. Triller chamou atenção também por se tornar um marco contra a discriminação racial na indústria fonográfica, pois Jackson era o primeiro negro com uma música na MTV (Billie Jean, que não sei se vocês sabem mas, o Eddie Van Halen faz a guitarra tão famosa e o solo tão foda dessa música, eu disse que o Michael merece estar nessa coluna..) Momento historinha…no dia 16 de maio de 1983, 3 mil celebridades lotaram um teatro para comemorar os 25 anos da gravadora Motown. 50 milhôes assistiam pela T.V. rolou uma porrada de apresentações, os irmãos de jackson arrepiam a platéia junto com michael, e do nada vão saindo deixando o irmão famoso só no palco, nesse momento começa a batida de Billie Jean…delírio da galera! De repente Michael para de cantar e anda até a ponta do palco e volta “deslizando” de costas….cena eternizada pra posteridade!!
Foi ali, que pela primeira vez, se viu alguém fazer isso…o passo ficou conhecido como “MoonWalk” (traduzindo bem porcamente, andando na Lua) nesse dia nasceu e se consolidou o Rei do Pop. Ai fodeo de vez, foi capa de tudo quanto é revista até a Rolling Stone! Jackson começa a fazer o clipe de Thriller que custaria 600 mil dólares, quebrando as pernas de todo mundo com seus clipes fodões!! Aquilo sim é um clipe de verdade….e nem vou falar nada…assiste ai Thriller!!! (se quiser claro por que vocês são um bando de preguiçosos, e pra piorar não está disponível o link pra enfiar aqui…então..Uarévaa)
http://www.youtube.com/watch?v=AtyJbIOZjS8
curiosidade rapidinho em 27 de janeiro de 1984, Michael Jackson sofreu um acidente enquanto gravava o segundo comercial de televisão, o cara fez um contrato de 5 milhões de dólares para ser garoto-propaganda da Pepsi. O cabelo do astro foi incendiado por fogos de artifício. Teve queimaduras de segundo grau no couro cabeludo. Michael foi liberado do hospital um dia depois da internação.
Bom, vou fazer o segunte, como tem muuuita coisa sobre o cara vou dividir a matéria e semana que vem continuo falando do menino que era preto e ficou branco, que era pobre e ficou podre de rico, que era gênio e ficou doidão, Michael Jackson!
Continua…
Abraços,
Duende Amarelo.
Podcast, Quadrinhos, CInema, Seriados e Cultura Pop