Juro que tentei colocar outro título para a matéria do Uarévaa, mas… (Vini – mas eu coloquei, rs.) Esse é o grito que virou marca registrada do Lion (ou Lion-O? Não dublaram assim aqui no Brasil, então não vou dizer também) e foi ouvido milhões de vezes por nós (e quem aqui nunca gritou?) e pelos seus companheiros Thunderianos, que não teve jeito, então… (Vini – teve sim, não teve?) Trago aqui pro Uarévaa em parceria com o Vini (ieu?) a volta oficial dos ThunderCats à animação.
Criado por Ted Wolf, os ThunderCats foram o maior fenômeno por onde passaram na década de oitenta, tanto que após o término, a Rankin/Bass (aonde foi desenvolvida a animação) tentou criar outra franquia, os SilverHawks, mas com o perdão do trocadilho, não voaram tão longe quanto os felinos.
Com 130 episódios, os Gatos do Trovão lutaram com vários inimigos, sendo que o maior entre eles é sem dúvida o “de vida eterna” Mumm-Rá! Tendo como base na história a condenação de seu planeta natal, Thundera, que prestes a explodir, teve um contingente bem grande de naves se retirando, os habitantes que conseguiram escapar foram lançados à esmo no sistema solar esperando que, um dia, pudessem encontrar um novo planeta pra povoar e assim continuar com a linhagem e a sobrevivência de sua espécie.
Só que a nave principal, onde estavam os ThunderCats (que era o grupo de Elite do planeta Thundera), sofre uma pane nos sistemas e graças ao seu líder, Jaga, os escolhidos junto ao novo rei Lion, ainda um adolescente, aterrizam desastrosamente no terceiro mundo (Provavelmente no Chile, rs). Jaga morre no processo e à partir de então, os ThunderCats, agora com um Lion bem mais velho, lutam pra sobreviver e fazer desse novo planeta seu novo lar.
Mas a novidade vem agora:
No meio de 2010, a Warner anunciou que ia fazer uma recauchutagem nesses personagens e que a nova animação chegaria em 2011 pelo Cartoon Network Americana dos Estados Unidos (Sério que você escreveu isso de propósito, Thiago?). Só que até a semana passada, não tínhamos muito a respeito, só sabíamos que os produtores iam manter a animação a mais fiel possível ao original e até teriam uns tons meio sombrios… isso até agora.
E qual foi a reação da galera? Nossa… que cara de mangá!!!
Siiiiiiiiiimmmmm amigos! A nova formulação da Warner é a cara e o focinho de anime e mangá (Já vou falar mais sobre isso lá embaixo) e olha o que mais revelaram:
“A história vai combinar novamente luta com espadas e a ciência e tudo será focado em Lion, o grande líder dos felinos. Haverá uma luta entre o bem e o mal em busca das Pedras do Poder (Stones of Power) enquanto os heróis aprendem lições de honra, lealdade e mortalidade em cada episódio.” Resumindo… é uma atualização pra nova cultura jovem, que hoje só tem em mente o anime e mangá, o que está se tornando irritante, pois tudo nessa área que é “repaginado” é justamente ao estilo mangá (Na verdade é anime. Mangá é para quadrinhos. Lembro que nos anos 90 a Marvel irritava muita gente por isso também).
Está certo que isso dá mais dinheiro que ser político no Brasil, mas… gente, aloooou!!!! (Juro que foi ele que escreveu isso!) Originalidade (o que é difícil esses dias) também conta, vamos parar de só copiar ideias batidas e pensar um pouco?
Interrupções e correções: Vini
Thunder, thunder… ah, tá. Esquece. Já foi usado mesmo…
Bem, o que dizer do novo desenho dos ThunderBoCats? O novo desenho trará de volta Lion e sua galerinha que aprontam de montão, o fuckin´nigga Panthro, a totosa Cheetara, o bocó afeminado Tygra e o vilão
E o que eu acho?
Provavelmente os fãs mais saudosos da série vão odiar, mas é bem provável que alguns ainda achem interessante a ideia e com certeza não vão perder a estreia do remake, marcado para este ano, ainda sem data definida. Pra dar um gostinho da coisa, a Warner Bros. Animation divulgou uma imagem oficial do que como serão os personagens no seriado. Na minha opinião, tem grandes chances de ser um desenho bobo, mas se levarmos em conta a competência dos produtores, pode ser que nós, que estamos acostumados com o desenho antigo, iremos acabar por engolir as criticas negativas antes do tempo.
Os personagens ganharam um visual mais próximo do anime, assim como a maioria dos desenhos, conforme já disse anteriormente meu companheiro de post, o leitor Thiago MC. Eu acho isso até normal, porque hoje existe uma cultura de se fazer tudo relacionado à mangá, manhwas coreanos e/ou manhuas chineses, o que dá origem ao anime nas produções animadas. É o que a molecada tá curtindo no momento, e se você desviar desse estilo, comercialmente é um tiro no pé. Aliás, vale lembrar que o estilo original dos desenhos dos ThunderCats também eram puxados para o anime, só que era um estilo de anime usado na época, diferente de hoje. Era mais no estilo Cowboy Bee-Bop.
E vamos falar sério… aquele traço dos anos 80 era sofrível também, vá! Justamente quando eles acertaram e fizeram um traço melhorado (SilverHawks que acabou não dando certo e as últimas temporadas de ThunderCats onde Lynx-O, Bengali e Pumyra aparecem) o desenho já estava mal das pernas e terminou na quarta temporada.
Eu particularmente achei o traço do desenho novo bem legal. Achei que houve sim criatividade na concepção. Confiram comigo no replay:
Espero também que a “Toca dos Gatos” continue invocadona. (cara, na época acho que seria capaz de matar um pra ter a Toca de brinquedo).
Espero um dia ouvir o Lion gritar: Uarévaa – Hooooo!
Texto: Vini (sem interrupções do Thiago MC, rs.)