O Medo

“Não há nenhum demônio, com exceção do medo.”

O Medo


Tema Macabro

Todo mundo tem aquele filme, música, livro, etc que o marcou na infância, seja de forma positiva, ou negativa. E com filmes de terror não é diferente. Nosso leitor e amigo Luiz modesti no Podcast de sobre Terror lembrou-se do Monstro do Armário. Eu tive tais experiências que me marcaram também, como a música do Simple Minds (que por alguns anos eu não conseguia escutar sem lembrar do filme baseado em A Coisa de Stephen King, pois foi a primeira coisa que ouvi após o filme), o filme Criaturas Atrás das Paredes e O Medo.

A história de O Medo (The Fear) é simples (e hoje seria até meio clichê), mas interessante: um grupo de jovens que fazem uma espécie de “terapia do medo”, a fim de conseguir superar seus maiores medos, acaba passando um fim de semana em uma cabana isolada para dar continuidade à terapia. Lá eles descobrem um estranho boneco de madeira em tamanho natural e logo vão perceber que não superar seus medos não é uma opção – se quiserem permanecer vivos. Dirigido por Vincent Robert (que só dirigiu esse filme mesmo), o filme é de 1994/1995.

O Medo não pode hoje ser visto como um filme sério. Nem na época, na verdade (já notava algumas tosquices quando assisti o filme há anos atrás), mas o filme me marcou por um outro motivo: O fato de que eu dei tão pouca atenção para o filme quando assisti da primeira vez, que só em uma segunda olhada é que eu entendi a “moral da coisa”. E quando eu entendi, achei genial. Tudo bem que hoje eu já não acho tão genial assim, mas para alguém que estava recém aprendendo a curtir histórias de terror, toda experiência é válida.

Recomendo O Medo mais por curiosidade do que propriamente por ser um filme bom. É o típico filme B com efeitos terríveis e um boneco que parece o Homem Bicentenário de madeira. Mas, se você não tiver nada para fazer é uma boa pedida para passar o tempo. Mas por incrível que pareça, é um filme bem difícil de encontrar, tanto nas locadoras quanto na internet (talvez por conta do nome, tem diversos filmes com nome semelhante e isso dificulta a busca). Assisti o filme há muitos anos atrás, em VHS e nunca mais encontrei em DVD (mas pode ser que tenha, se alguém aí já achou, avise nos comentários).

Curiosidades:
– Quem faz o papel do doutor do grupo de protagonistas em questão é Wes Craven.

Na próxima Madrugada:
Uma expedição à Antártida revela segredos que seria melhor ficar enterrados. Na próxima semana, conheceremos melhor um dos maiores clássicos da literatura de horror, Nas Montanhas da Loucura.

Podcast, Quadrinhos, CInema, Seriados e Cultura Pop

Related Post

BegottenBegotten

“Moderadores da linguagem, fotógrafos, anotadores de diáriosVocês e suas memórias estão mortos, congeladosPerdidos num presente de passagem que nunca páraAqui vive a encarnação da matériaUma