Eu simplesmente sou aficionado pela trilogia De Volta Para o Futuro. Além, claro da ligação afetiva com os filmes (assisti o primeiro em videocassete ainda pirralhote e enlouqueci quando vi a cena final dando o gancho pra continuação), a obra é de uma primazia ainda louvável, 30 anos depois.
Robert Zemeckis consegui, na minha opinião, orquestrar os três filmes de forma sensacional, apresentando um primeiro que é uma comédia familiar que usa viagem no tempo como backgroung, um segundo que pega a ideia de viagem no tempo, traz para o plot principal e brinca com futuro, realidade alterada e até mesmo paradoxos temporais e fecha com um terceiro filme que foge completamente da fórmula e vira um grande western em forma de comédia, com viajantes do tempo.
Digo, ao invés de fazer o comum do que ocorreu nas trilogias que seguiram (um filme repetindo a fórmula do anterior, porém maior), Zemeckis conseguiu se reinventar a cada capítulo de sua saga.
Outra coisa interessantíssima dos filmes é a simetria entre eles. Todas as tramas de De Volta Para o Futuro se passam na mesma cidadezinha, Hill Valley, e revisita de novo e de novo várias versões dos mesmos lugares – como o diner – que é uma clássica lanchonete nos anos 50, um bar saudosista dos anos 80 no futuro, e um saloon no Velho Oeste.
É por conta dessa simetria que Davide Rapp editou cenas dos 3 filmes provando essa similaridade entre as cenas. Se a princípio pode parecer que os filmes repetem a mesma piada, na realidade, ao assistir a trilogia, ela cria um senso de continuidade muito legal.
O vídeo mostra principalmente as cenas que sucedem à chegada de Marty McFly nos diferentes períodos temporais, quando ele perde a consciência de alguma forma, desperta zonzo pensando ter sonhado com a viagem temporal e dando de cara com alguma versão de sua mãe, Lorraine (ou de uma antepassada dela, ok), sempre vivida por Lea Thompson.
Dá uma conferida:
MUITO FODA.
E dá pra fazer várias versões desse vídeo, pois Zemeckis manteve a ideia de similaridade entre os filmes bem viva. Cenas como a da torre do relógio e da perseguição da gangue de Biff à Marty, fugindo em algum tipo de skate, e resultando no vilão coberto de estrume, dão ainda mais brilho à De Volta Para o Futuro e fortalecem o enredo sobre o tempo – que se repete, mesmo quando se modifica.
Lembra de mais alguma cena desse tipo? Deixe nos comentários.