Rapaz, uma laranja incomoda muita gente, hein…. Os laranjas hoje venceram o Uruguai por 3×2 e mandaram de volta pra casa os últimos sul-americanos da copa (se bem que ainda tem o Cacau, rs…)
Mas afinal, porque laranja se a bandeira deles não é laranja?
Isso acontece porque a cor nacional dos Países Baixos é o laranja, em homenagem a Guilherme I, Príncipe de Orange e a toda a Casa de Orange-Nassau, que ainda hoje reina os Países Baixos, representada pela Rainha Beatriz. Guilherme I foi um importante líder da Revolta Holandesa (tambem conhecida como Guerra dos 80 anos) que libertou os Países Baixos da Espanha.
Mas o mais curioso é que o laranja já fez parte da bandeira, também em homenagem a Guilherme I, mas acabou substituído pelo vermelho.
A primeira bandeira adotada era tricolor horizontal de laranja, branco e azul claro. Dizem que o corante laranja tinha tendencia a ficar vermelho depois de algum tempo, assim, no século de XVII, o vermelho tornou-se a cor oficial da bandeira.
bandeira holandesa com uma faixa cor-de-laranja.
Mas não é só a Holanda que usa cores diferentes da sua bandeira na seleção de futebol:
– A italiana, a famosa Azzura, usa o azul em homenagem à antiga casa real italiana de Savóia;
– A alemã usa camisas brancas, cor que antigamente tambem fazia parte de sua bandeira;
– A australiana usa verde e dourado, proclamadas como cores oficiais do pais em 1984 em referência à acácia, árvore considerada símbolo do país, embora a bandeira nacional seja azul, vermelha e branca;
– A japonesa usa o azul de sua federação de futebol, e com certeza devem haver outras seleções que usam uniformes com cores que não estão em suas bandeiras, embora isso não seja o mais comum.
É isso. Boa sorte para os laranjas na final contra Alemanha ou Espanha. Sem ressentimentos, afinal…
AGORA SE COÇA AI E MANDA SUA PERGUNTA PRA MIM!! Basta escrever seu nominho e pergunta no formulário abaixo e clicar no botão SEND que o titio Freud tenta te responder, beleza?
Inté.