Retratar em ilustração corpos mais realistas dos que os colocados na mídia como o “padrão” e também conseguir um maior sustento financeiro, esses foram os objetivos do desenhista Estevão Ribeiro ao criar o perfil no Instagram Baseado em Corpos Reais. Misturando encomendas com ilustrações de homenagem, baseadas em fotos autorizadas pelas pessoas homenageadas. o projeto teve início no começo de Junho.
Segundo Estevão “este projeto foi criado como um respiro durante a semana onde o racismo se mostrou sua pior face, com as mortes de João Pedro, George Floyd e o pequeno Miguel”.
Título: Gatilho
Um de seus trabalhos, a arte Gatilho, participou da ação #quarentenaprojetada, promovida pelo Midia Ninja e o Instituto Moreira Salles. “Ao realizar este projeto, recebi o carinho de amantes de ilustrações e agora esse pequeno reconhecimento de integrar a coleção disponível no site do IMS“, destacou Estevão.
O projeto é composto por 3 modalidades de artes que culminará numa exposição futura: Corpos quentes, Corpos alegres e Corpos tristes.
Retratada em uma das artes, a jornalista Sara Bodowsky relatou em seu perfil que era boa com as palavras, mas não soube definir o que sentiu quando recebeu o desenho.
“Conheci o trabalho via Twitter e me encantei com as tirinhas da @renatatinta. Aí cheguei no projeto. Trocamos uma ideia e encomendei um desenho. Deixei ele à vontade – acredito que é preciso confiar na sensibilidade do artista. Indiquei meu IG e só pedi que se baseasse nas fotos onde meu cabelo estava crespo, meu natural. Hoje me vi pelos olhos de um artista como o Estevão e me emocionei.”
Aos interessados/as em ter uma arte como essas, pode entrar em contato pelo perfil do projeto ou diretamente com o autor por AQUI.
Estevão Ribeiro é escritor, jornalista e artista visual. Tem uma tirinha sobre empoderamento negro chamada Rê Tinta e as tirinhas de Os Passarinhos.