Uaréva! Notícias,Quadrinhos BatmanDay 2020 e as origens do Homem-Morcego

BatmanDay 2020 e as origens do Homem-Morcego


A cada ano um dia novo é escolhido para se comemorar o legado do Batman, e esse dia é chamado de Batman Day. Esse ano foi instituído (não sei por quem) que a data seria neste 19 de setembro.

Então, hoje é Batman Day, mas você sabe de onde veio a inspiração para criação do Homem-Morcego?

Uma das grandes referências que Bob Kane, criador do Batman, teve para criar o herói da DC foi o filme mudo The Bat (1926).

The Bat é um filme de mistério, suspense e terror com direção, produção e roteiro de Roland West, e estrelado por Jack Pickford e Emily Fitzroy.

Nele, Miss Cornelia Van Gorder e sua sobrinha Dale alugam a casa de um banqueiro cujo banco foi roubado. Elas e outros personagens são aterrorizadas por um misterioso vilão que se veste como morcego.

O longa foi refilmado pelo mesmo diretor em 1930, dessa vez em versão sonora, com o título The Bat Whisper. A obra trazia a mesma história da anterior.

Bob Kane inspirou-se nas duas versões, principalmente no remake, ao inventar o famoso herói.

Dá para assistir The Bat, o original, no youtube mesmo:

Assim como The Bat Whispers:

É fato também que Bob Kane usou elementos de A Marca do Zorro (1926) e de O Sombra (1930), criação de Walter B. Gibson, para o lado heroico do vigilante de Gotham.

A partir dessa junção de referências, Kane e Bill Finger, deram ao mundo um dos grandes personagens de quadrinhos que, apesar de todo cansaço que tem hoje em dia em sua repetição e super exposição, ainda é uma figura ímpar das HQs.

E qual sua história preferida do Homem-Morcego?

Jornalista, Mestre em Comunicação, autor dos livros O Maior Espetáculo da Terra (Editora Penalux, 2018), MicroAmores (Escaleras, 2020) e Grãos de Areia (Urutau, 2022)

Related Post