Uaréva! AVEC Editora,Uaréview Uareview: Dezessete Mortos

Uareview: Dezessete Mortos


Sinopse: Este parece um livro de contos caído do alforje de um viajante pelos campos do sul, que nele colocou as histórias que ouviu contar. Nele encontramos narrativas que mesclam tradições ancestrais e medos modernos. Usando cenários diferentes no tempo e no espaço, Nikelen Witter reúne, nessa coletânea, contos que estavam dispersos em outras publicações, mas que aqui formam um todo, uma memória, um sopro numa noite fria… Leia com as luzes acesas.

Sempre fui um leitor mais de ficção científica ou dramas cotidianos. Terror, suspense, fantasia nunca foram minhas preferências, ainda mais em narrativas longas, salvo exceções como Edgar Alan Poe, do qual adoro seus contos.

Quando soube do novo livro da Nikelen Witter, que trazia contos com tons de terror misturado com folclore brasileiro, confesso que não fiquei muito animado na leitura. Fico feliz de estar enganado.

Trabalhando bem as lendas nacionais numa ambientação vívida do Rio Grande do Sul, Dezessete Mortos (Avec Editora, 2020) é um passeio bem construído pela história da região passando por momentos da Guerra dos Farrapos, os interiores isolados de tudo e os grandes bailes de famílias tradicionais do passado, tudo sem deixar a universalidade dos “causos”.

Nikellen Witter

Histórias de terror geralmente seguem padrões de acontecimentos e reviravoltas no final, o grande desafio de quem se aventura atualmente nesse gênero é trazer algo diferente seguindo as marcações desse estilo. Nikelen reúne em sua obra contos potentes com narrativas não só envolventes, mas que buscam quebrar expectativas.

Os tais Fantasticontos, como a própria editora se refere ao trabalho, nos deixam com gosto de “quero mais” e esperando o retorno dos personagens, pelo menos os que podem, em um futuro breve.

Vale salientar o belo trabalho de editoração da Avec e, principalmente, o projeto gráfico realizado pela Luciana Minuzzi, também autora dessa bela capa que colocaria tranquilamente na parede de casa para susto dos familiares visitantes e satisfação sádica minha.

Sobre a autora

Nikelen Witter é graduada em História pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui Mestrado em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e é Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense.

Também é autora de Guanabara Real: A Alcova da Morte, juntamente com Enéias Tavares e A. Z. Cordenonsi, Viajantes do Abismo, Territórios Invisíveis e A Devoradora de Mundos, além de participação em diversas coletâneas.

COMPRE DEZESSETE MORTOS AQUI

Jornalista, Mestre em Comunicação, autor dos livros O Maior Espetáculo da Terra (Editora Penalux, 2018), MicroAmores (Escaleras, 2020) e Grãos de Areia (Urutau, 2022)

Related Post