Uaréva! Homem Aranha,Quadrinhos,Uaréview Uaréview: Spider-Man – Life Story

Uaréview: Spider-Man – Life Story


Sinopse: Em 1962, em Amazing Fantasy nº 15, Peter Parker, de 15 anos, foi mordido por uma aranha radioativa e se tornou o Incrível Homem-Aranha! Cinquenta e sete anos se passaram no mundo real desde esse evento – então o que teria acontecido se o mesmo período de tempo também se passasse para Peter? Uma série limitada especial que faz parte da comemoração do 80º aniversário da Marvel.

Realidades alternativas sempre são um exercício criativo interessante, se bem realizadas podem se tornar ícones atemporais na historiografia de um personagem. No inicio dos anos 2000, John Byrne produziu a minissérie Gerações, imaginando como seria a existência de Batman e Superman se o tempo nos quadrinhos passasse de forma cronologia a nossa realidade, isto é, mostrando seu envelhecimento desde 1938 até 1999. A empreitada teve ainda mais duas continuações e influenciou, claro, outro autores.

Life Story se apropria desse mesmo conceito e leva o leitor a acompanhar a vida de Peter Parker e toda sua trupe de amigos e vilões ao longo das inúmeras mudanças que o mundo passou nesse período. Chip Zdarsky (roteiros) faz uma bela homenagem ao herói ao brincar com sua cronologia trazendo elementos conhecidos do seu público, mas numa roupagem inventiva e, até, inusitada.

Numa pegada bem Watchmen, somos lançados no turbilhão que foi a guerra do Vietnã mostrando como a existência de super-heróis modificaram bastante o cenário, as consequências da Guerra Fria em um mundo de batalhas secretas de superpoderosos e como tudo pode se perder quando todos desistem do diálogo e partem para a simples violência. Uma trama que mesmo ao falar de todo universo Marvel, não perde o foco nos dilemas, vivências, medos, erros e acertos de Peter, em uma emocional narrativa muito humana sobre o que é ser herói.

O ponto negativo fica pelos desenhos do Mark Bagley, um estilo de traço que não combina com todo o projeto e deveria ter sido usado somente ao retratar os anos 1990, época em que o desenhista atuava a frente do personagem. Seria uma série bem mais bonita se a cada década tivéssemos uma arte que emulasse os grandes nomes a frente dos traços das revistas do Amigão da Vizinhança no período retratado.

Mesmo sendo uma reutilização de um conceito, Life Story é uma agradável leitura que cria uma realidade muito interessante, não duvidaria, inclusive, que a Marvel quisesse retomá-la no futuro. Enfim, um bom presente para o personagem, o aniversário da editora e, óbvio, seus fãs.

A minissérie ainda não saiu no Brasil, mas você encontra ela digitalmente, em inglês, no Comixology.

Jornalista, Mestre em Comunicação, autor dos livros O Maior Espetáculo da Terra (Editora Penalux, 2018), MicroAmores (Escaleras, 2020) e Grãos de Areia (Urutau, 2022)

Related Post

Jackpot #8Jackpot #8

Quem nunca disputou um “cuspe a distância”, hein? Mas…. PRA CIMA? Clique nas imagens pra ampliar!  Jackpot #8 Extras Confira as tiras anteriores: #1 –