Uaréva! Notícias Conheça a PerifaCon, evento de quadrinhos da periferia de São Paulo

Conheça a PerifaCon, evento de quadrinhos da periferia de São Paulo


Uma conversa entre amigos em uma festa sobre o que gostariam de fazer pelo Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo, foi assim que começou o sonho da PerifaCon, evento que busca promover um engajamento de quadrinhos na periferia.

A primeira “Comic Con da favela” acontecerá no dia 24 de março na Fábrica de Cultura do Capão Redondo. O evento gratuito tem como objetivo fomentar a cultura pop, nerd e ​geek ​nas periferias de São Paulo através de uma interação direta e engajamento dos jovens do local. A proposta traz oficinas, palestras, feiras, debates entre outras atrações.

O evento conseguiu um importante apoio quando, em dezembro de 2018, o grupo de amigos iniciou uma campanha de financiamento coletivo para suprir os custos da primeira edição. A campanha encerrou em janeiro e arrecadou pouco mais de R$ 7 mil reais que vai suprir parte das despesas do evento. Segundo os criadores:

Em função das proporções que o evento tomou nos últimos dois meses, os próximos passos do PerifaCon dependem de apoio e patrocínio para que toda a programação de uma Comic Con tradicional seja viabilizada para a primeira edição. Por isso, a busca por apoio continua.

A programação do evento ainda está sendo fechada, contudo, algumas atrações já foram garantidas como a de editoras que farão vendas de seus principais títulos a preço popular, feira de quadrinhos, sala de games, sala de gameboard, concurso de cosplay, oficinas, atrações, exposição do projeto Rap em Quadrinhos , produzido pelo LOAD, mesas de debate sobre ​Representatividade Negra nos Quadrinhos com a quadrinista Marília Marz, a artista Lya Nazura e o quadrinista Marcelo D’Salete, vencedor do prêmio Einster com a obra Cumbe.

Além disso, vão ter também os debates ​Mercado Nerd no Brasil. Porque ser nerd é tão caro?; ​Produção Independente e Editorial: Qual rumo seguir? e ​Produção de podcast no Brasil e porque ninguém consegue para de ouvir ​com os podcasts Judão e Mamilos.

Equipe: Igor Nogueira; Luize Tavares; Andreza Delgado; Mateus Ramos; Matheus Polito; Pedro Okuyama

A organização do evento liberou formulários para aqueles que desejam expor, vender, fazer apresentações, participar do concurso de cosplay, cobrir (imprensa) ou somente conhecer o evento. Os formulários podem ser preenchidos nos links:

  • Inscrição de visitantes – AQUI
  • Expositores – ​AQUI
  • Propostas de atrações, oficina ou palestras – AQUI
  • Credenciamento da imprensa ou fotógrafos – AQUI
  • Vendas de comidas e/ou bebidas no evento – AQUI
  • Voluntários para o evento – AQUI
  • Concurso de Cosplay – AQUI
  • Estandes para Editoras – AQUI

Mais informações sobre o andamento do projeto podem ser conferidas no site do evento: https://perifacon.com 

Jornalista, Mestre em Comunicação, autor dos livros O Maior Espetáculo da Terra (Editora Penalux, 2018), MicroAmores (Escaleras, 2020) e Grãos de Areia (Urutau, 2022)

Related Post