Uaréva! Moura,Moura em Série,Seriados,Uncategorized 10 séries que perderam seu protagonista – Nº 9: Barrados no Baile (90210)

10 séries que perderam seu protagonista – Nº 9: Barrados no Baile (90210)


Continuando a série de postagens sobre séries que perderam seus protagonistas ao longo de seu desenvolvimento, começada com a britânica Cuckoo, vou falar de um crááássico dos anos 90…

Como vou falar sobre coisas que acontecem muito a frente em todas as séries, já deixo avisado que é impossível evitar os SPOILERS.

Nº 9 – 90210, Barrados no Baile

Sim, eu só coloquei 90210 ali para efeitos de busca no Google mesmo, afinal o reboot da série assumiu o nome original e os xóvens só conhecem o seriado por esse título. Agora, se você é um nerd velho como eu, sabe que aqui na terra brasilis o programa se chamava Barrados no Baile quando passava na Sessão Aventura, lá nos infinitamente longínquos anos 90.

O seriado original acompanhava os gêmeos Brandon e Brenda – papéis dos ícones noventistas Jason Priestley e Shannen Doherty – enquanto eles se mudam para Beverly Hills e precisam tentar se enturmar com uma galerinha rica, esnobe e elitista na escola onde vão estudar.

A partir daí víamos os irmãos protagonistas e sua turma – Kelly, Donna, Steve, Dylan, Andrea e David – enfrentarem várias confusões (eu via na Sessão Aventura, gente) que envolviam namoros, festas, virgindade, bebidas, sexo, drogas e até temas pesados como suicídio.

Brenda e Brandon eram gêmeos muito diferentes. Mas ao contrário do que ocorre na dramaturgia nacional, em que um gêmeo é um pateta como a Ruth, e o outro necessariamente é um psicopata, como a Raquel, em Barrados no Baile, Brandon era apenas mais certinho, enquanto sua irmã Brenda era impulsiva e decidida. E isso tornou a personagem e sua intérprete ícones pop das adolescentes da época. O problema é que se Brenda era impulsiva, Shannen Doherty insuportável. Com a fama subindo pra cabeça, ela começou a arrumar todo tipo de confusão nos bastidores do show, e até um site chamado “Eu Odeio a Brenda” saiu nas interwebs.

Quando a situação saiu do controle, Doherty recebeu cartão vermelho e Brenda foi limada da série. A personagem vai pra Londres no final da quarta temporada, e nunca mais volta. De vez em quando ela é citada novamente, mas só mesmo pra não deixar a imagem que ela desapareceu completamente.

Com a saída de Brenda, Brandon assumiu o protagonismo sozinho da trama. Aos poucos, a amiga Kelly, vivida por Jennie Garth, vai assumindo o protagonismo deixado pela gêmea doida e se envolvendo com o gêmeo remanescente. Aliás, isso é uma inversão que ocorre com a saída de Brenda. No inicio da trama, Kelly e Dylan são namorados, mas Dylan e Brenda se apaixonam, criando o triangulo amoroso entre Kelly/Dylan/Brenda. Com a saída da atriz, Brandon é que acaba se envolvendo com Kelly, ocupando o lugar da irmã no triângulo amoroso. Além disso, há a entrada de Valerie (Tiffani-Amber Thiessen), uma nova personagem que ocupa o vazio deixado por Brenda, tendo um passado problemático e uma personalidade desafiadora como de sua antecessora.

Mas não apenas Brenda deixa o seriado. Na nona temporada, o outro protagonista, Brandon, também vaza do programa. O personagem foi tendo suas participações cada vez mais limitadas, perdendo aos poucos o posto de personagem principal, até que ele aceita um trabalho como jornalista correspondente e passa a viajar pelo país, se mudando de Beverly Hills e saindo definitivamente da série, apenas para voltar em algumas participações especiais no último ano. Em entrevista, o ator diz que nunca entendeu sua demissão. Segundo o ator, ele simplesmente foi avisado após uma gravação, sem maiores explicações, que seu personagem sairia do programa.

Falando em Barrados no Baile, dá uma olhada nessa lista de seriados que ganharam spin-offs

Com a saída de Jason Presley, Barrados no Baile durou apenas mais uma temporada. A décima temporada oficialmente colocou Kelly como protagonista, e seu romance conturbado com o Dylan como foco principal da série, que encerrou com os gêmeos que iniciaram tudo bem longe da história.

Em 2008 saiu uma nova versão da série, dando continuidade ao programa original, mas com um novo elenco adolescente, marcando a volta de Brenda e Kelly em participações especiais. Mas nada de Brendon.

Fiquem ligados que amanhã tem podcast Uaréva, mas na segunda sai mais uma parte dessa série de posts!

Designer gráfico por vocação, publicitário por formação, filósofo por piração.

Related Post