Fala, molecada!
Como eu estou numa correria desenfreada, achei que a próxima matéria para o especial “Como fazer Tiras”, teria que ter uma atenção especial, pois vou analisar as entrevistas que fiz com grandes tirinistas e publicar um resumão dessas conversas, uma coisa mais direcionada pra quem tem mais dúvidas sobre roteiros, desenhos, criação, etc.
Falar sobre roteiros em tiras é complicado, pois existem várias maneiras de escrever uma tira, mas prometo que vou fazer um lance legal, inclusive com exemplos das tiras do Val que eu e o Vagner Francisco estamos trabalhando.
Então, resolvi falar hoje sobre quando as tiras ganham outras mídias e continuar falando mais sobre programas para fazer essas tiras.
Que a internet está abarrotada de programas para fazer tiras, todo mundo já sabe, e isso já foi mais do que falado por aqui.
Pois é. Tava de bobeira vasculhando coisas interessantes na internet, eis que surge isso: a grandalhona Marvel, com todo seu jeitão de apelona, entra na brincadeira e lança seu próprio programa para fazer tiras! E não é só isso! De lambuja tem o programa para você fazer sua própria hq, ou como eles dizem por lá, “comic“.
Para que isso rolasse, eles criaram o SuperHero Squad, um grupo de heróis que reúne um alienígena, um deus nórdico, um velho mutante ranzinza e um monstro irradiado por raios gama. Todos liderados por um bilionário vestido com uma armadura hi-tech.
A grande sacada foi pegar alguns medalhões da Marvel transformá-los em cartunescos super-heróis cabeçudos e troncudinhos. Surfista Prateado, Thor, Hulk, Wolverine, Homem de Ferro e até o Capitão América e seu parceiro Falcão aparecem em tiras, games e pequenos episódios animados! Tem vez até para os vilões MODOK, Abominável, Dr. Doom, entre outros!
O programa de fazer tiras, a princípio, parece não ser muito diferente do que se vê por aí, mas é um engano logo desfeito, pois ele apresenta muitas opções para a confecção das tiras.
A começar pelos quadros. Você pode escolher até 8 modelos para sua tira. Só de cenário temos mais de 45 fundos! Muitos personagens em posições diferentes, além de balões e onomatopéias bem conhecidas de quem lê quadrinhos. Na parte de quadrinhos, são 11 maneiras diferentes de apresentar sua HQ!
Os caras não são nada fracos! Já chegam dando voadora nos outros programas! Isso porque além da molecada se divertir fazendo suas próprias tiras ou quadrinhos com personagens da Marvel, ainda tem jogos e um desenho animado produzido especialmente para o Cartoon Network americano. Achei a ideia toda muito boa! Bom, os caras tem cacife, né? E o desenho animado é bem legal!
Saca só a abertura!
O tema de abertura parece Offspring. Tem pegada. É do tipo de música de abertura de desenho animado que fica pra sempre na memória.
Então… Hero up!