Semana passada nosso
Safadamente eu não respondi para dar assunto para a coluna de hoje! Então clica no leia mais e descubra como os japas escrevem!
Hiragana
Hiragana (平仮名 <- escrito assim e lido assim -> ひらがな) é um dos alfabetos silábicos da língua japonesa. É usado para todas as palavras para as quais não existe kanji, ou este exista mas seja muito raro e terminações/conjugações dos verbos e adjetivos. Quando é usado para escrever a pronunciação literal de um kanji e assim garantir o entendimento do leitor é chamado furigana ao invés de hiragana.
O hiragana surgiu como uma simplificação de alguns kanjis que se usava na época. A difusão e assimilação desta nova escrita se deve ao fato que, as principais criadoras do atual hiragana eram princesas da família real japonesa, as quais, escreviam seus diários de viagem. Devido a utilização pelas mulheres, as formas são mais arredondadas.
O katakana (片仮名 <- escrito assim e lido assim かたかな em hiragana) é um dos silabários (é tudo silaba seu fujão da 4º série) empregados na escrita japonesa junto com o hiragana. Se atribui sua invenção ao monge Kukai o Kobo Daishi. Também se pode empregar katakana para referir-se a qualquer caractere do hiragana. Provém da simplificação de caracteres mais complexos de origem chinesa que chegaram antes do começo da isolação cultural japonesa, que se manteve inflexível até o fim da Era Edo. Estes caracteres, ao contrário dos kanji, não têm nenhum valor conceitual, senão unicamente fonético. Graficamente apresentam uma forma angular e geométrica porque como foi dito, foi um homem que o desenvolvel. O katakana só é usado para Escrever palavras originadas de outros idiomas, principalmente do francês e do inglês em tempos recentes, onomatopéias e termos científicos.
Mas a lingua japonesa é super fácil de se aprender. Semana que vem vou continuar esse assunto e recomendar um método de aprendizagem, que é o que eu estou usando!
Referencia: 東北でせ。(ao nordeste)
Baaaaaaaaanzai lol