Uaréva! Batman,Cinema As várias faces do Coringa – Parte III de V

As várias faces do Coringa – Parte III de V


the-story-behind-mark-hamill-s-joker-is-stranger-than-you-d-think-896781

A versão gótica de Tim Burton para o Batman deu o tom para o excelente Batman: The Animated Series em 1992.  O produtor Bruce Timm trouxe essa que é a minha versão favorita do universo do homem morcego para a televisão, com um desenho mais sério e sombrio, focando muito nas habilidades detetivescas do herói. E com ele, outra versão do seu arqui inimigo, desta vez interpretado brilhantemente pela voz do eterno Luke Skywalker, Mark Hamill.

Hamill afirma que suas inspirações para criar a personalidade de seu Coringa foram Hannibal Lecter e Jerry Lewis.

https://www.youtube.com/watch?v=rU1PnL99SaU

O ator não conseguiu manter-se como um astro de Hollywood  como seu parceiro de filmes Harrisson Ford, após o fim da trilogia Star Wars. Na década de 90 ele acabou assumindo o papel do Trapaceiro na série do Flash – papel que reprisou na atual versão do seriado. Acontece que ele acabou ganhando uma ótima reputação como dublador. Antes mesmo de assumir o legado Jedi nos cinemas, ele trabalhava fazendo a voz de personagens como no desenho da Jeannie é um Gênio. Assim, ele acabou participando de vários desenhos animados. Hamill foi o Duende Macabro do desenho do Homem Aranha (aquele mesmo que passava na TV Colosso), além de figurar nos desenhos do Hulk, Quarteto Fantástico, Vingadores e Homem Aranha Ultimate. Na DC, ele foi o Solomon Grundy e repetiu o papel de Trapaceiro no desenho da liga, fez Tony Zuco em um episódio de The Batman e foi o Espectro em Batman: Brave and the Bold.

Joker_(BTAS)_03

Entretanto o seu maior sucesso como dublador é mesmo o Coringa. A voz do ator se tornou tão icônica ao personagem que, depois de Batman Animated Series, ele repetiu o papel em Batman: A Máscara do Fantasma, As Novas Aventuras de Batman e Robin, Batman do Futuro: O Retorno do Coringa; na série Aves de Rapina; na animação da Liga da Justiça; em Frango Robô e na quadrilogia de games do Batman, Arkham.

Joker-batman-arkham-asylum-8528926-645-362

Outros atores também assumiram a voz do Coringa em outras animações: Jonh Dimagio, Kevin Michael Richardson, Troy Baker, Jeff Bennet e Michael Emerson, o Ben Linus de Lost. Mas é inquestionável que Hamill fez a versão mais conhecida do insano palhaço do crime. O ator mais de uma vez anunciou sua aposentadoria como o Coringa, mas sempre acaba sendo confirmado novamente na dublagem do vilão. Sua última participação foi no polêmico Batman: A Piada Mortal.

https://www.youtube.com/watch?v=iC8NdK2Cwd4

Mas se o Batman e todo o universo DC iam muito bem obrigado na franquia animada capitaneada por Bruce Timm, nos cinemas Joel Schumacher havia conseguido a façanha de sepultar o homem morcego…

Designer gráfico por vocação, publicitário por formação, filósofo por piração.

Related Post