Hoje, excepcionalmente, não farei a minha seleção de várias maluquices vistas nas redes sociais. Quero indicar uma coisa para vocês que tem o som, a cor e a emoção do nordeste. Sendo assim não poderia deixar de indicar um filme que tem tudo para ser um sucesso nas telonas de norte a sul do país.
O cinema nacional pode não ser tão prestigiado por muitos brasileiros, principalmente quando é comparado ao que atualmente é produzido em Hollywood. No entanto podemos ainda esperar grandes obras produzidas em solo nacional nas telonas.
O diretor Breno Silveira (Dois Filhos de Francisco), após mais de sete anos de pesquisas, adaptou uma das mais belas histórias de amor fraterno. Trata-se da conturbada relação entre Luiz Gonzaga do Nascimento, o nosso “Rei do Baião”, e seu filho Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o Gonzaguinha, um dos ícones da música nacional.
A história dessa família, que começa na cidade de Exú, no interior de Pernambuco, foi permeada pelo sofrimento da seca e se transformou em alegria e em inúmeras canções tocadas em um fole de oito baixos, que tinha como seu melhor tocador o senhor Januário, pai de Luiz Gonzaga. O choque entre pai e filho é mostrado de uma maneira muito dura, tão dura quanto a vida que os dois levaram longe um do outro.
O elenco traz Silvia Buarque, Nanda Costa, Julio Andrade (no papel de Gonzaguinha) e outros grandes nomes do cinema nacional em uma interpretação que emociona o público, permeada com o melhor forró do sertão e também clássicos da MPB.
O filme foi inspirado no livro Gonzaguinha e Gonzagão, escrito por Regina Echeverria e lançado em 2006, e é parte das comemorações dos 100 anos de Luiz Gonzaga (nascido em 13 de dezembro de 1912).
A estreia nos cinemas foi em 26 de outubro, mas tive a felicidade de assistir o filme em um evento promovido pela produção do longa, no dia 16 de outubro em São Paulo, junto com os atores e o diretor do filme. Consegui tirar apenas duas fotos, onde estão Chambinho do Acordeon (devidamente paramentado como Luiz Gonzaga, papel que representa no filme) e Julio Andrade.
Confiram o trailer oficial: