No meio de tantas biografias, publicações e afins sobre os Fab Four, é realmente um encanto ter em mãos uma história alternativa, ou um outro ponto de vista sobre os meninos de Liverpool.
A balada de Atsrid e Stu. É assim que poderíamos facilmente chamar a graphic novel Baby’s in Black publicada em 2010 pelo alemão Arne Bellstorf cujo lançamento aqui no Brasil se deu apenas em novembro do ano passado.
A graphic conta a história do curto, porém significativo romance entre a alemã Astrid Kirchherr (a primeira fotógrafa a fazer fotos profissionais dos rapazes no início da carreira) e Stuart Sutcliffe, o Stu, o primeiro baixista dos Beatles.
Com um estilo único, o premiado Bellstorff enche a obra de referências que são facilmente identificáveis pelos fãs, que vão desde o título da obra até o famoso auto-retrato de Astrid e que enriquecem a trama.
Alguns dos fãs mais ardorosos vão estranhar a falta de um roteiro mais contextualizado, que parece jogar o leitor de paraquedas de um avião a 3 mil pés. Porém, a simplicidade do roteiro e a beleza lúdica dos traços (todos monocromáticos, com uso de giz de cera e que muitas vezes não obedece a regra e sai do quadro) acertam em cheio e cativam até o mais estranhos dos leitores, que com certeza vai querer se familiarizar com a história dos Beatles.
Baby’s In Black – O 5º Beatle
Arne Bellstorff
208 páginas
Editora 8Inverso
Fazia tempo que não rolava um “De fora da panela” aqui, hein? Pois é, isso é que dá chamar metade dos que colaboravam pra entrar de vez pro Uarévaa… Depois disso eles param de escrever (salvo a Camila Téo) e a outra metade monta seus próprios blogs nos deixam a ver navios, rs..
Mas eis que finalmente chegou no nosso e-mail essa ótima resenha feita pela Jana Gamba (também conhecida como Penny Lane), lá do www.modernomundo.com.br. Valeu, Jana!
Então pessoal, se coçem um pouquinho ai também! Nos mande o seu post, com texto e imagens pro e-mail contato@uarevaa.com que nós publicamos ele aqui no “De fora da panela”.