Salve galera. Pra quem vai estar em Curitiba amanhã, vai rolar um evento muito bacana chamado Cena HQ, do nosso camarada José Aguiar.
Pra quem não conhece, o Cena HQ rola da seguinte forma. Atores fazem a leitura de uma obra de quadrinhos. O tema dessa edição é Independência ou Mortos, do Abu Fobia e do Harald Strickler. Após a leitura rola um debate entre o encenador e os autores da obra. Vale muito a pena participar. O ingresso é um livro não didático ou um gibi em bom estado.
Nas palavras dos realizadores:
Depois de uma temporada de sucesso em 2012, o projeto Cena HQ retorna ao Teatro da Caixa. A primeira leitura deste ano será a partir da obra Independência Ou Mortos, de Harald Stricker e Abu Fobiya, sob a direção de Paulo Rosa, que no ano passado já conduziu a leitura de Copacabana.
O projeto foi concebido no final de 2009, quando a Cia Vigor Mortis, sob a direção de Paulo Biscaia Filho, foi convidada a apresentar no Espaço Cênico uma leitura dramática com obra literária de um autor curitibano. A primeira ideia que lhe veio a mente foi buscar um autor que dialogasse com a linguagem da Vigor Mortis. O diretor resolveu então encenar uma leitura de Folheteen do quadrinhista José Aguiar, com quem depois escreveu Vigor Mortis Comics. O formato de ler em cena uma obra em quadrinhos foi tão interessante que Biscaia e Aguiar resolveram ampliar isso para um projeto de diversas leituras. No ano passado, o projeto tomou corpo e apresentou mensalmente nove leituras entre março e novembro.
Com curadoria de autores de José Aguiar e curadoria de encenadores de Paulo Biscaia Filho, o programa faz com que esses inusitados encontros entre quadrinhos e cena deflagrem discussões sobre a produção de quadrinhos no Brasil. Cada leitura é seguida de um debate entre o encenador e o autor da obra. Para este ano, o projeto – que no ano passado se chamava – Cena HQ Brasil – passou a se chamar apenas Cena HQ, uma vez que autores estrangeiros estão previstos para fazerem parte da programação. Para iniciar os trabalhos, o Cena HQ traz a leitura de Independência ou Mortos.
Só um toque pra quem for.
NÃO SE ATRASE!!!!!
Como o espaço é um teatro, as portas fecham as 20:00 EM PONTO. Nos últimos eventos que rolaram em 2012 teve gente q vacilou e ficou de fora.
Serviço:
CENA HQ APRESENTA
INDEPENDÊNCIA OU MORTOS
De HARALD STRICKER E ABU FOBIYA
Leitura Cênica com direção de PAULO ROSA
Onde: CAIXA CULTURAL, Rua Conselheiro Laurindo 280. Informações: (41) 2118-5111.
QUANDO: 6 DE MARÇO, 20:00.
Ingresso: um livro de quadrinhos ou um livro não didático.
Cena HQ Brasil.
Realização da Vigor Mortis e Quadrinhofilia.
Patrocínio: CAIXA