Plantão do Monitor chega atrasado,mas chegou!Como disse anteriormente,falaremos sobre o filme do Dylan Dog,Dead of Night,e o diretor Kevin Monroe(do ultimo,e surpreendentemente bom filme das Tartarugas Ninjas)responde as perguntas e duvidas do fãs(inclusive as minhas FTW) sobre a pelicula.
Mas pra quem não conhece o personagem,vem um resumo de sua vida e obra:
Dylan Dog é um personagem criado por Tiziano Sclavi em outubro de 1986 e da qual sua publicação é feita até hoje pela Bonneli Comics(e pela Dark Horse nos EUA),e é um grande personagem e extremamente popular na Italia.Conhecido como o Detetive do Pesadelo,o inglês ex-alcoolatra e ex-policial da Scotland Yard, resolve casos misteriosos envolvendo zumbis,monstros,demônios e o cacete a quatro do mundo sobrenatural.Acompanhado pelo Grouxo (um ator que literalmenete incorporou o Grouxo Marx) e o Inspetor Bloch,ex-chefe de Dog na Scotland Yard e atual amigo e figura paterna do cara.Em contrapartida,ele sofre uma um complexo de édipo fudido,já que todas as mulheres de sua vida lembram a sua mãe-morta Morgana,e seu pai/pior inimigo Abraxas sempre chega pra estragar o dia.As historias envolvem muito misterio e clima detetivesco.Foi publicado no Brasil pela Mythos,Conrad e pelas editoras Globo e Record,sempre com indas e vindas,por causa dos cancelamentos por inumeros motivos…Se você tiver sorte achará em algum sebo,e se for realmente esperto,comprará!
Sobre o filme:
Ele tem a ousadia de Indiana Jones e os recursos intelectuais de Ben Cates – Dylan Dog vai para onde osvivos não ouçam pisar – com seus amigos e inimigos obscuros,até que seja feita justiça. Mas, neste caso novo, Dylan pode ddoum passo maior que a perna. Um artefato antigo veio à tona,com o poder de destruir os vivos e os mortos-vivos para sempre, e isso desencadeia uma guerra entre facções dos mortos que foi fermentada por eras. Dylan pode encontrar o artefato, descobrir a causa de morte entre os mortos, e ao mesmo tempo impedir que seu avoado assistente Marcus de descobrir a verdadeira natureza de seu trabalho?
Mas bem,vamos ao que interessa,o diretor Kevin Monroe respondeu as perguntas dos fãs em relação ao filme.O blog do filme não só serve pra manter contato com os fãs sobre as novidades,mas também como problemas(como por exemplo,o fã que ameaçou de morte a esposa do produtor do filme O_o).Vou começar com as respostas que ele deu as minhas perguntas e depois passar para a pergunta dos outros.
Perguntas de Diogo(aka Monitor)
1-Essa questão até pode ser velha,mas Dylan Dog será inglês no filme?
Kevin Monroe: Não,Dylan não é inglês no filme. Eu posso vêr esse ponto como crucial em uma série de formas (e não apenas porque essa é a mitologia dos quadrinhos), mas em muitas maneiras, o personagem de Dylan é muito Inglês em sua perspicácia,trejeitos, etc. Mas logo depois de ver Brandon Routh encarnar esse papel,você sente que ele peou o ESPIRITO da coisa, então eu acho que nós ainda estamos sendo muito fieis a franquia a nesse ponto.Em termos de transição,nós não tentamos mostrá-lo como um rabugento,engraçadinho,mas temos o retrato de personagens de parede(no caso Grouxo e Bloch) para mostrar que Dylan teve um passado fora dali (New Orleans). Isso para mim teria sido uma infração muito maior. Como exemplo, eu realmente gostei de Keanu Reeves como John Constantine – ele não era loiro e nem Inglês, mas ele ainda era um grande filme e uma boa versão do que era o personagem dos quadrinhos. Eu acho que Brandon pegou a essência e as sutilezas de Dylan – Estou orgulhoso do que ele fez.
Como uma observação,também colocamos no filme dicas do passado internacional de Dylan. Então eu acho que a idéia de que ele viveu em Londres ainda está intacta. New Orleans só passa a ser o lugar aonde vamos encontrá-lo agora. Quer dizer, se Londres é que muito de uma parte do que ele é como um personagem, então imagine qual evento horrível o obrigou a sair? Essa é uma história antiga que eu adoraria ver em uma seqüência …
Minha opinião sobre a resposta:Fiquei feliz com a resposta dele,penso igual nesse aspecto,de que não adianta encher de elementos da revista original e no fim das contas aquilo que o personagem faz ser popular/foda não esteja presente.Sobre o que pensa de Contantine,o sábio Dirty Harry dizia “Opinião é que nem cu,todo mundo tem”,e acredito que ninguem queira meter o dedo no meio da sua opinião né?
2-Nos estamos vendo em toda parte vampiros,lobisomens e zumbis.O quão diferentes/unicos esses monstros serão em Dead of Night?
KM:Sim, isso tem sido um dos desafios deste projeto. Há muitos filmes com eles agora. Raramente vemos todos eles juntos, mas tem que haver algo mais do que apenas isso. Eu realmente queria mostrar como uma dessas criaturas poderia viver em nosso mundo, não sendo detectada e protegido pelos seus. Essa é uma abordagem bastante original para essas criaturas da qual não vejo de fato nesse genêro.Especialmente com os nossos personagens Zumbis. Mas tanto como tipos UNICOS de personagens, temos um par deles. Como provocação, temos dois personagens interpretados por Brian Steele(dublê que participou de varios filmes,como Hellboy 2 e o novo Predador). Um deles é um “cautionary tale” sobre o que acontece quando um zumbi que está tentando viver harmoniosamente entre os seres humanos começa a comer carne humana,e não é um resultado bonito. Ok, então isso é apenas um super-zumbi,não é exatamente novidade. MAS, Brian também está fazendo a criatura do Armageddon,aquilo que ameaça voltar à vida durante todo o filme. E ninguém sabe que raça(Vampiros,Lobisomens ou Zumbis) está tentando trazê-lo de volta. Ok, estraguei só essa surpresa,como colocamos Brian no filme. Ergo, a criatura ganha vida …ok,talvez eu devo parar agora.
Minha opinião sobre isso:Curti a abordagem,e de fato ela é raramente ultilizada em filme,de cabeça agora só me lembro mesmo de Blade,em termos determos uma sociedae por trás de outra mantendo o sobrenatural vivo.
A partir de agora vou mostrar perguntas de outras pessoas sobre o filme:
Pergunta feita por Xabaras:
Você chegou a conhecer Tiziano Sclavi,e ele leu e/ou deua benção para fazer o filme?
KM:Eu nunca conheci Tiziano, e eu não tenho certeza se ele leu o script. O script para um filme com o personagem já existe há quase 10 anos,mesmo antes da gente começar a gravar esse filme. Tem rodado por aí um bom tempo e provavelmente passou por muitas alterações com muitos produtores diferentes. Mas, como sempre acontece em Hollywood, voltamos para o projecto principal, quando começamos a desenvolver o roteiro. Eu nunca li nenhum dos outros. Talvez o Sr. Sclavi pode ter lido um deles, mas eu não tenho certeza. E nós temos uma grande referência para ele no filme também. Embora não seja uma participação como Stan Lee nos filmes da Marvel,ele tem uma ponta de outro tipo.(=D)
Pergunta feita por Ivica Serdarot:
Qual é a sua historia favorita do Dylan Dog?
KM:Meu livro favorito da série é, infelizmente,uma coletânea a partir de uma seleção limitada,então fui obrigado a “ler” os seis que foram traduzidas para o Inglês. Eu dei uma olhada para dezenas de outras Hqs em italiano, mas eu só li o reimpressão da Dark Horse. Destes, havia um conto com uma liderança feminina chamada Morgana que era o meu favorito – situado no mundo dos zumbis, mas também foi muito sobrenatural. Foi muito divertido e eu pensei que realmente captou o tom de Dylan Dog. (Novamente, a partir das 6 que eu pude ler).Algo que eu realmente queria lido mais são historias com Xabaras, mas infelizmente foi relegado apenas a leitura online e sinopses e pegar as histórias de Gioj DeMarco da Platinum Films- sem dúvida o maior fã que eu conheço da série.
Pergunta de Emily
Qual é o equilibro no filme entre horror,humor,ação,etc?
KM:Ótima pergunta. Equilibrar esses elementos são sempre difíceis. É como desenhar os olhos – a sutil mudança de ângulo ou a largura de linha pode alterar todo o caráter de um rosto. Da mesma forma, é a mesma coisa com o tom e gênero. A parte mais difícil é que eu estou realmente atraída para tons de mistura. Seja Maquina Mortífera como um equilíbrio entre ação e comédia, Shaun of the Dead como horror / comédia / ação, que seja. Seria muito mais fácil fazer apenas um filme de terror. Ou uma comédia em linha reta. Ou filme de ação. Mas eu acho que Dylan Dog é uma grande mistura de todas elas. Principalmente um filme de ação e suspense que traz personagens de filmes de terror. (Eu me lembro que isso era um dos meus pontos principais na reunião sobre o filme) Mas, como a propriedade de Dylan Dog, nós tratamos os “monstros” como personagens regulares – alguns são bons, alguns são ruins, e a maioria não era o “monstro” real, como veremos no filme. E também com a comédia – há uma certeza de que está lá, mas nenhum personagem parece engraçado conscientemente. E é aí que, creio eu, ele funciona melhor. Então, quando estávamos equilibrando esses tons, meu objetivo era mantê-lo sempre real e crível – manter as ameaças reais, a comédia inconsciente de si e de ação (algumas vezes grandiosa,outras vezes mais proxima da HQ original),respeitar a sua própria lógica verossímil no fim das contas.
Bem,decidi mostrar essas daqui,mas vocês podem ler outras perguntas e fazer as suas no blog oficial do filme.Continue acompanhando o Uarevaa e meu blog durante a semana para mais novidades.Até!