Uaréva! Quadrinhos,Uaréview Uareview: Human ( Europe Comics)

Uareview: Human ( Europe Comics)


Sinopse: Planeta Terra: 500.000 anos no futuro. Os humanos estão extintos há milênios. Dois cientistas, Robert e June, estão orbitando a Terra, esperando que o planeta se torne habitável mais uma vez.

Roteiro: Diego Agrimbau / Arte e cores: Lucas Varela

Uma interessante metáfora sobre missões de investigação de lugares desconhecidos e como elas, geralmente, transmutam-se com facilidade em um colonialismo exploratório/depredatório.

Com bonitos desenhos, a obra acaba, infelizmente, seguindo por um caminho bem clichê que a faz perde muito de seu potencial de construir algo novo e com plots mais instigantes.

O que acabamos encontrando é uma exploração da psique humana de forma bem superficial, tentando fazer um comparativo óbvio a essa altura do campeonato entre o humano irracional e o robô mais consciente que o “ser vivo”.

Conheci o trabalho do Diego no quadrinho francês Guarani: Les Enfants Soldats du Paraguay, sobre a guerra do Paraguaí e o uso de crianças no front – além de outros pormenores – e vem se mostrando um roteirista dedicado na construção narrativa de suspenses e ação.

Pesquisando vi que depois entrou mesmo de cabeça na ficção científica com a série Nomobots, que conta uma história também passado no futuro. Nesta, a humanidade trabalha para uma comunidade de robôs friamente senciente, criando Emopills para seu prazer.

Mas fiquei realmente interessado foi na coletânea de histórias, que ele fez junto novamente com o Lucas Varela, chamada Diagnósticos: seis contos com seis transtornos mentais que servem de fio condutor para a exploração dos códigos dos quadrinhos.

Só para você ver a viagem da coisa, saca a sinopse: Os protagonistas dessas histórias sofrem de diversos distúrbios sensoriais que se refletem em uma apropriação indevida dos mecanismos tradicionais do quadrinho; Assim, os poderes sinestésicos de uma pesquisadora permitem decifrar as onomatopeias que flutuam no espaço da página, uma jovem sofre de claustrofobia encerrada nos limites de um cartoon ou uma aluna de letras, aflita de afasia, só entende a linguagem quando está escrito em algum suporte.

Para admiradores de Sci Fi, Human é uma boa pedida, principalmente por suas ideias acerca de futuro longínquo da Terra.

Se você se interessou, infelizmente ainda não tem uma versão nacional, mas o e-book está a venda na Amazon, só clicar aqui.

Jornalista, Mestre em Comunicação, autor dos livros O Maior Espetáculo da Terra (Editora Penalux, 2018), MicroAmores (Escaleras, 2020) e Grãos de Areia (Urutau, 2022)

Related Post