Uaréva! Notícias A Bandeira do Elefante e da Arara é o primeiro RPG brasileiro a vencer o prêmio ENnie

A Bandeira do Elefante e da Arara é o primeiro RPG brasileiro a vencer o prêmio ENnie


Capa da edição internacional de Bandeira do Elefante e da Arara.

A Bandeira do Elefante e da Arara, fantasia ambientada no Brasil Colônia, teve a honra de ganhar um ENnie, feito inédito para um RPG nacional. Os ENnies (apelido dado aos EN World RPG Awards) são apresentados anualmente na convenção Gen Con, nos Estados Unidos, e são considerados a maior premiação do mundo na área de RPG de mesa.

Outros criadores brasileiros já ganharam ENnies por seu trabalho em produções estrangeiras, mas é a primeira vez que uma produção nacional levou o prêmio.

Christopher Kastensmidt, autor (foto de Ismael Fonseca)

A obra A Bandeira do Elefante e da Arara: Guia do Participante venceu um dos cinco prêmios do júri.  O livro se destacou entre as mais de 430 submissões do mundo inteiro. O autor do livro, Christopher Kastensmidt,
é um norte-americano radicado em Porto Alegre desde 2001, antigo diretor da Southlogic Studios e da Ubisoft é roteirista de games, quadrinhos e livros publicados ao redor do mundo. Sobre o prêmio, comentou: “nunca imaginei que a nossa pequena equipe brasileira poderia ganhar um ENnie, competindo contra centenas de produções das maiores empresas de RPG do mundo. Certamente a qualidade da arte e da diagramação teve muito a ver com isso. É uma honra e um privilégio ter trabalhado com uma equipe tão talentosa.”

No seu discurso, Christopher homenageou Douglas Quinta Réis, um dos pioneiros em trazer RPGs de mesa para o Brasil. Douglas foi editor da série de 2010 até seu falecimento no final de 2017, sendo A Bandeira do Elefante e da Arara seu último projeto de RPG publicado. O Dia Nacional do RPG é celebrado no seu aniversário.

Momento da entrega da premiação

As histórias de A Bandeira do Elefante e da Arara já concorreram a prêmios internacionais, como o prestigiado Nebula (EUA), e foram publicadas em vários idiomas ao redor do mundo. O autor da série recentemente participou como convidado do festival Celsius 232, em Avilés, na Espanha, onde foi divulgado que os direitos espanhóis do RPG de mesa estão sendo negociados, após o sucesso do romance, lançado pela editora Sportula em maio. A edição em língua inglesa do RPG, publicada pela Porcupine Press (Hong Kong), em março deste ano, foi a edição que venceu o ENnie. 

No Brasil, o RPG e histórias da série são publicadas pela Devir Livraria. O RPG já alcançou um público enorme, inclusive nas salas de aula. Ano passado, o Livro de Interpretação de Papéis foi o primeiro livro de RPG indicado como finalista do Prêmio Jabuti.

A Bandeira do Elefante e da Arara  conta as aventuras do holandês Gerard van Oost e do iorubano Oludara, uma dupla de heróis que se encontram em Salvador no século XVI. No Brasil, as histórias, quadrinhos e RPG de mesa já foram adotados nas salas de aula de dezenas de municípios.

Notícias, arte e referências culturais podem ser encontradas no site www.abandeira.org.

Podcast, Quadrinhos, CInema, Seriados e Cultura Pop

Related Post