Acho que não é segredo para nenhum leitor do Uaréva que a recepção de Batman V Superman aqui pelo nosso staff não foi das melhores. Aliás, que a recepção do mundo sobre o filme não foi assim uma Brastemp. Enquanto alguns defensores ferrenhos fazem das tripas coração para defender o filme como a melhor adaptação de quadrinhos de todos os tempos, eu continuo achando BVS um filme confuso, mal dirigido, mal editado, com um roteiro furado e muito, muito antipático.
Mas será que a tal versão ultimate do filme vai realmente me fazer mudar de ideia?
O Comic Book Movie relacionou seis informações sobre a versão que vazou nas webs, e já aviso, tem spoiler bagarai:
1 – Luthor planejou tudo
Sabe como no filme parece que o Lex teve a maior sorte por uma série de coincidências favorecerem o plano do maluco? Pois é, na versão estendida isso é explicado melhor. Por exemplo , como assim o mundo achou que o Supinho metralhou os terroristas lá na África? Oi? Então, na versão final fica claro que o KGBesta queimou os corpos para parecer que o azulão usou sua visão de calor nos caras (O que deixa como morto apenas o cara que o herói atravessou na parede, mas esse fica por conta da falta de tato do Snyder).
Além disso, é revelado nessa versão que a mulher que dá o testemunho sobre o que ocorreu no vilarejo é na verdade uma atriz contratada pelo Lék Luthor, que depois é assassinada pelos cupinchas do mesmo. Na real ela muda de ideia, se arrepende do que fez e conta a verdade para a senadora Finch.
2 – Jena Malone é a Batgirl ou a Supergirl?
Jena Malone não é porra nenhuma. Isso mesmo. Geral ficou apostando que personagem famoso a loirinha ia interpretar, mas na real ela é só uma cientista do S.T.A.R. Labs que ajuda a Lois a descobrir a verdade sobre a bala que a repórter recuperou no deserto. Isso mesmo. Tanto bafafá e ela era uma Creusa. E acabou saindo do filme porque esse plot foi limado.
3 – E explosão no Senado
No filme, não fica bem claro se a explosão da cadeira do Wallace foi ou não um ataque suicida. Na versão final do filme fica claro que a cadeira é feita do mesmo material que as balas encontradas pela Lois. Também fica claro que o invólucro que protegia a bomba era forrado de chumbo, o que explica o Super não ter percebido a existência dela.
A Lois ainda descobre que Wallace não queria se matar, pois encontra comida estocada na casa dele, o que demonstra que ele provavelmente não esperava morrer tão cedo. No entanto a turma do Lex planta na casa do cara materiais explosivos e coisas escritas contra o Superman, para garantir que público e autoridades achem que realmente foi um ataque suicida.
A explosão também faz muito mais sentido nessa versão, pois, afinal, a senadora Finch sabia da culpa do Luthor em relação ao massacre na África, e provavelmente ia expor os planos do vilão.
4 – Lex vai pro Arkham
Não é apenas a cena do Lobo da Estepe (que no caso é aquele Balrog genérico que mostra as caixas maternas pro Lex) que acrescenta ligações com os próximos filmes da DC, se utilizando do Lex. Na versão estendida do confronto entre o vilão e o Batman no final do filme, Luthor deixa claro pra morcega que ele sabe que ele é Bruce Wayne, e ainda provoca-o dizendo que ele é doido demais para ser julgado por suas ações. É aê que o Batema dá seu jeito e avisa o Lékinho que ele vai ser enviado para o Arkham, o que deixa o mancebo cagado de medo. Será que essa versão diferente do final pode confirmar que Lex apareça em Esquadrão Suicida, e quem sabe se encontre com o Coringa?
Achei isso bem bosta na real. Fazer de Lex Luthor um maluco qualquer é bastante depreciativo pra um personagem que na real é o mais ardiloso e inteligente do universo DC.
5 – Superman é o Superman
Depois de quase três horas de BVS (e mais três de Man of Steel) eu senti muita falta de uma coisa: o Superman. Porque aquele personagem é qualquer coisa, menos o homem de aço. Snyder fez tipo um filme do Sentinela ou do Hipérion, mas não do Superman. Bom, segundo o Comic Book Movie, isso é bastante resolvido nessa versão.
Parece que é dedicado muito mais tempo para o Clark Kent (que é quase uma participação especial na versão que saiu no cinema) e a investigação do repórter sobre o Batman. Aliás, ele parece realmente um jornalista foda aqui.
Outro grande foco do filme é nas ações heróicas do personagem, inclusive depois da explosão no senado. Na versão que vimos, Superman vê tudo IXPRUDIR e sai AVUANDO, puto da cara. Na versão estendida, ele resgata vítimas, tira gente de dentro do local, e realmente se esforça para salvar o máximo de vidas que ele pode. Provavelmente Snyder tirou isso da versão do cinema porque “ah não vou perder tempo com essa palhaçada de salvar gente, quero mais porra véio”.
O funeral também é mais extenso, trazendo as participações de Lana Lang e Peter Ross, vemos também a reação do pessoal do Planeta Diário e fica claro que Bruce Wayne bancou os custos.
6 – Mais Batema, nada de Coringa nem Lanterna
Os rumores sobre a aparição do Coringa não se confirmaram, e o tal Dan Amboyer, que todo mundo supunhetava que fosse o Hal Jordan, tampouco. O palhaço funkeiro do crime não dá as caras e Amboyer é só um piloto de drone genérico.
Mas a Morcega e Alfred ganham mais algumas cenas, mostrando a interação entre eles, as cenas de ação são mais longas e as atitudes de todos os personagens fazem muito mais sentido.
Aparentemente, a versão Ultimate é muito superior à que foi parar nos cinemas. O site inclusive afirma que essa versão deveria ter sido a exibida inicialmente ao público, pois talvez tivesse críticas muito mais positivas e maior aceitação do público.
Então… minhas maiores críticas ao filme são as caracterizações e a direção totalmente esquizofrênica. Um Superman apático e um Batman psicótico não era o que eu esperava para o início do universo DC nos cinemas. Muito menos catar referências dos clássicos dos heróis nos quadrinhos e jogar no filme sem qualquer profundidade, o que torna as referências rasas e puro fanservice, desperdiçando o potencial dos fatos. Mas as atitudes totalmente sem sentido dos personagens era um dos maiores problemas que eu enxergava nesse filme. Aparentemente, a versão ultimate resolve isso.
Ainda não creio que Batman V Superman Ultimate Cut vá ser o filme que merecíamos dos maiores heróis do mundo. Mas talvez aumente minha nota para um 6.
Pra passar de ano.