Sim, hoje temos Dave Lee Roth contra Sammy Hagar, velha briga das boas e rivalidade real do mundo do Rock.
Dave e Sammy tem uma história de rivalidade que não dá pra colocar inteira aqui, ou esse post viraria um livro. Então vamos a um resumo beeeeeem resumido mesmo.
Dave foi da primeira formação da banda e participou da trajetória de sucesso que culminou no álbum 1984 e, em seguida, picou a mula para uma inicialmente bem sucedida carreira solo, que depois se tornou uma enorme vergonha alheia.
Sammy largou uma crescente carreira solo para substituir Dave, mudando tanto a sonoridade da banda que muitos passaram a chamá-la de “Van Hagar”, e levando ela a um sucesso comercial ainda maior, até que desavenças na época da gravação da trilha pro filme Twister fazerem ele ser “convidado a voltar pra sua carreira solo” por Eddie Van Halen.
Depois disso os dois já estiveram novamente dentro e fora do Van Halen, sempre se atacando, e quando ambos estavam fora chegaram até a fazer uma turnê caça-níquel “juntos” que, como era previsto, deu merda, e a rivalidade dos dois aumentou mais ainda.
Hoje, após a banda gravar apenas um mal sucedido disco com Gary Cherone, Dave está de volta ao Van Halen, sabe-se lá por quanto tempo e, apesar de eu ter achado o primeiro single fraco, o álbum é bem legal e consegue retomar em parte a energia inicial da banda. Já Sammy montou o Chickenfoot com Michael Anthony (outro ex-Van Halen), Joe Satriani e Chad Smith (dos Chilli Peppers), e seguem fazendo bons discos.
Mas as provocações e, principalmente, essa comparação entre os dois pelos fãs da banda, não acabam nunca. Pra batalha de hoje ficar o mais isenta possível escolhi mostrar dois covers ao vivo de clássicos do Rock pelos “Van Halens diferentes”.
Van Halen (com Dave Lee Roth nos vocais) – Pretty Woman
Um dos grandes hits de Roy Orbinson, Pretty Woman foi gravada pelo Van Halen após o final da turnê do quarto álbum, Fair Warning, apenas para ser um single isolado da banda, mas o sucesso da música fez a gravadora pressioná-los a gravar um álbum inteiro, Diver Down, bem antes do que pretendiam.
Com a entrada de Sammy Hagar, a banda passou a evitar muitas músicas gravadas com Dave Lee Roth nos shows, o que, na primeira turnê, era um problema, pois eles só tinham um álbum lançado sem Dave, chamado 5150. A solução foi incluir músicas da carreira solo de Sammy e fechar todos os shows com esse clássico do Led Zeppelin, registrado no vídeo da turnê, Live Without a Net.
E agora, o velho Freud aqui lhes pergunta: Qual o melhor no Van Halen, Dave ou Sammy? Votem na enquete abaixo, o resultado sai quinta feira aqui mesmo nesse post.
Qual o melhor vocalista do Van Halen?
Dave Lee Roth
Sammy Hagar
Pelo menos de acordo com a votação aqui no Uarévaa, o velho Sammy Hagar deve mesmo continuar comendo pé de galinha, pois ele teve apenas 22,22% dos votos contra 77,78% do bem… como adjetivar ele… “extravagante” Diamond Dave.
Pois é, Dave Lee Roth venceu com FATALITY, então como faixa bônus ficamos com o segundo clipe do último álbum da banda, pra conferir como os velhinhos tão se saindo e pra ver o Dave usando o bonézinho do Milton Nascimento, bwahahaha