Uaréva! No cinema com a Pin No cinema com….. O FREUD? – HELLBOY II – O EXÉRCITO DOURADO

No cinema com….. O FREUD? – HELLBOY II – O EXÉRCITO DOURADO

E ae galera, beleza? Antes que a cuecada ai começe a reclamar que “o Uarévaa não é mais aquele, olha a cara dele….” deixa eu avisar que estou aqui pra essa sessão de cinema apenas por hoje, a coluna continua com a Pin, claro!!! Então, parem de reclamar, que a sessão de hoje é com o velhinho aqui mesmo e não tem ninguém pra voces xavecarem, não!!!

HELLBOY II – O EXÉRCITO DOURADO!!!


Aeeeeeeeee…. Demorou mas finalmente o segundo filme do “capeta em forma de guri” chegou por aqui. 2008 tá lotado de filmes “nerds” mas desde o começo esse foi o único que eu tinha certeza que veria nas telonas. Indy 4 eu tb queria ver mas infelizmente não deu e o Bátima eu não tinha certeza se veria, só se as críticas fossem muito boas e, como foram, acabei vendo tambem. E só. O resto vai pelo DVD merrrrrmo.

Mas e porque tanta expectativa por Hellboy II, Freud? Ok, ok… Eu confesso que sou fanboy do personagem mesmo. Um bocado de tempo depois de eu ter parado de comprar quadrinhos (graças à “qualidade” do que a Marvel e a DC vinham publicando…) foi a primeira mini-série do Hellboy que me trouxe de volta. Maldita mini-série, literalmente, hehehe….

Além disso o primeiro filme é muito bom, bem no climão da revista mesmo (exceto por algumas pequenas mudanças de personalidade em alguns personagens, que não prejudicam o filme em nada, na minha opinião) e o diretor Guilhermo Del Toro, com moral depois do foda “Labirinto do Fauno”, descolou um orçamento bem maior para essa continuação. Ele trouxe todo o elenco de volta (menos Rupert Evans, o Agente Myers, mas felizmente rolou uma desculpa durante o filme pro sumiço do personagem) e continua contando com os toques do criador de Hellboy, Mike Mignola.

Dessa vez o filme é menos sombrio e isso sugere um afastamento maior do clima da HQ, mas se pensarmos no Hellboy cinematográfico como um “universo” diferente, a sequência simplesmente continua de forma coesa o primeiro filme, num formato um pouco mais comercial.

Chega de enrolação e vamos ao filme. Fica ligado que vão rolar uns spoilersinhos fracos ai, mas relax que não pretendo contar nada que atrapalhe sua ida ao cinema.

Vamos começar pela parte que muitos apontam como o ponto fraco: A trama. Um principe elfo fodão decide que já é hora de recuperar o espaço que seu povo teve antes dos humanos emporcalharem o planeta todo com suas cidades e vai atrás de uma coroa que pode controlar um exército indestrutível que está adormecido e usá-lo para passar o rodo na gente. Entra o herói fodão pra impedir a bagaça toda. Realmente, nada de novo nisso, voce já deve ter visto algo assim umas 20 vezes na vida e, se já jogou RPG de fantasia, não duvido que já tenha participado de pelo menos uma aventura com a trama igualzinha.


Mas o caso é que a trama simples abre espaço para que o filme flua bem, se concentrando na aventura (rola bem mais ação nesse filme e os quebras são todos muito bons) e no desenvolvimento dos personagens. Hellboy acaba se tornando publicamente conhecido nesse filme, ele e Liz agora são um casal em crise, Abe Sapien começa a xavecar uma princesa elfa e um novo agente chega ao B.P.D.P para coordenar o grupo (o que, obóviamente, não agrada Hellboy nem um pouco). As consequências desses fatos desencadeiam questionamentos nos personagens, muitos deles mostrados de forma sutil no filme, mas que caminham para conflitos maiores numa possível continuação.

Mas vai ter continuação, Freud? Tomara, porque apesar de Hellboy II ter uma estória fechada, deixa em aberto um bocado de coisas a serem exploradas com os personagens. O filme termina, assim como muitos “segundos filmes”, com uma sensação de “Porque parou? Parou porque? NO CREO que vão deixar essas coisas no ar….”. Até ai morreu Neves, todos sabem que filmes assim, embora sempre digam que a “Parte III” ainda não está confirmada (cof,cof… Cavaleiro das Trevas… cof, cof…), isso é tudo balela e é claro que vão fazer mais um. Só que no caso de Hellboy isso é um pouco mais complicado pois Del Toro tá cada vez mais cotado no mercado, vai embarcar no projeto do Hobbit junto com Peter Jackson, sem falar nos outros trocentos projetos que quer fazer, e Hellboy II, apesar de ter mandado melhor nas bilheterias do que o primeiro e ser um filme mais comercial, ainda está longe de ser um blockbuster a lá Homem de Ferro ou Batman, especialmente porque o personagem não é tão popular. Ainda assim acho que vai ter mais um pois Del Toro não iria deixar tanta coisa “no ar” nesse filme se não planejasse um terceiro, ainda mais depois de ter lutado tanto pra conseguir fazer os dois filmes.


O post já ta grande bagarai mas não posso terminá-lo sem citar duas cenas muito legais: uma logo no comecinho, que mostra o Hellboy ainda moleque (coisa que volta e meia aparece nos quadrinhos) e tem uma animação bem legal que serve de introdução à trama (achei bem original a forma como o Del Toro fez isso e o tipo de animação usada, não vou spoilerzar dizendo porque…) e, é claro…. a impagável cena do Hellboy e do Sapien enchendo a cara e conversando sobre as mulheres, huahahau….

Se voce já viu o filme, sabe que não vai resistir a apertar o play agora, hehehe

Freud, essa tua ladainha toda não me animou muito pra ver esse filme não…
Bom, eu não faço reviews tão bem quanto a Pin. Ela deve ter tido umas aulinhas de manipulação mental com o Algures, porque quando ela gosta de um filme ela faz que todos fiquem boladões pra ver logo e quando não gosta… Mermão, depois de ler o review dela, tu vai sentir náuseas só de olhar pro cartaz do filme, hehehe…

Mas relaxa que eu guardei o melhor pro final… O VISUAL!!! BARALHO, o visual do filme é muito legal. Nem parece eu falando isso, porque visual e efeitos é uma das últimas coisas que eu prezo num filme, geralmente, mas eu tiro meu boné pro Del Toro que o cara manda muito bem mesmo nessa área. Esse é um filme que tem que ver no cinema, carai…. A não ser que voce tenha um puta telão gigante mega dolby home thather double carped twist na sua casa, é uma sacanagem deixar pra ver esse filme em DVD.

Se liga no trailer ai….

Tão ai ainda? Acabou…. Pode ir pra sua casa, o filme já acabou, já…. Vai, vai, pode ir….

(Ferris Bueller impersonation detected)

A.K.A. Freud

Related Post