Uaréva! Dia do Podcast Uarecomenda: Dia do Podcast

Uarecomenda: Dia do Podcast


No dia 21 de outubro de 2004 foi lançado o primeiro episódio de podcast do Brasil: o Digital Minds! Passados mais de dez anos, existem uma porrada de podcasts brasileiros abordando os mais diversos assuntos e atingindo uma audiência de milhões de ouvintes apaixonados. Pra celebrar essa mídia que tantos amam foi criado o Dia do Podcast, uma data com o objetivo de promover todos os podcasts do país através do engajamento de seu público nas redes sociais. E nós resolvemos dar nossas indicações de programas que acompanhamos e curtimos até fora do mundo popzinho habitual. Confira aí!

Julio Cruz

Desde o lendário Rock Alive na rádio carioca Fluminense FM “A Maldita”, em 1982, o radialista, jornalista, DJ e fotógrafo Mauricio Valladares comanda programas que aliam um bate papo descontraído com o que há de melhor na musica, sempre surpreendendo ao não engessar seu repertório e tocar sons de estilos, épocas e nacionalidades diversas.

Após a atual encarnação de seu programa, o Ronca Ronca, ficar por algum tempo sem casa nas rádios, migrou para a web como podcast e sua “desorientação sonora” vale muito a pena pra quem quer música sem ficar no “mais do mesmo”.

Indico pegar qualquer episódio aleatoriamente ou o mais recente mesmo, para cair num “típico Ronca Ronca”, mas seguem alguns programas especiais que servem de chamariz pra quem curte os homenageados neles:

Especial entrevistando Carlos Moore (escritor, pesquisador e cientista social dedicado ao registro da história e da cultura negra): LINK

Especial sobre Tim e Jeff Buckley com o jornalista e crítico musical Arthur Dapieve:  LINK

Especial sobre Jimi Hendrix, com o guitarrista Fernando Vidal:  LINK

Especial sobre Bob Dylan com o jornalista e escritor Eduardo Bueno: LINK

Camila Téo

 

O Fumble na Net é um podcast que traz todo o conteúdo que interessa sobre futebol americano ou NFL, como preferir.

Marcelo Soares

Apesar desse podcast já ter terminado sempre o indico por sua qualidade tanto técnica quanto de análise. O Cinecast sempre discutiu cinema de uma forma que me agrada bastante e a qual sinto saudades de ouvir nos podcasts nacionais. O site deles já não existe mais, contudo, seus podcast podem ser baixados diretamente da nuvem nesse LINK.

Jornalista, Mestre em Comunicação, autor dos livros O Maior Espetáculo da Terra (Editora Penalux, 2018), MicroAmores (Escaleras, 2020) e Grãos de Areia (Urutau, 2022)

Related Post