Uaréva! Notícias HQ em Foco comemora 10 anos de Coletivo Quarto Mundo

HQ em Foco comemora 10 anos de Coletivo Quarto Mundo


O Quarto Mundo surgiu em 2007, fruto de conversas e iniciativa de diversos autores de quadrinhos brasileiros. Percebendo que todos eles enfrentavam os mesmos problemas em suas publicações, um grupo de discussão se formou e desembocou na estreia oficial do Coletivo alguns meses depois, durante o FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos) em outubro de 2007. Congregando quadrinistas de diversas gerações, estilos e regiões do país, o grupo visava uma ação coletiva para enfrentar problemas de distribuição, divulgação, participação em eventos, presença na internet, entre outros fatores.

Cinco anos depois, com vários eventos em seu currículo (FIQ, Rio Comic Con, Fest Comix, Maratona Devir, Gibicon, Salão de humor de Piracicaba, entre muitos outros), algumas premiações (Grande Contribuição HQMIX em 2008, Jayme Cortez no Angelo Agostini de 2009, entre outras), uma série de ações concretas pela melhoria das HQs independentes e centenas de títulos lançados pelos autores do grupo, o mundo dos quadrinhos havia se transformado. O Quarto Mundo deixou de existir, mas ajudou a plantar sementes que trouxeram muitos frutos para os quadrinhos brasileiros.

Munidos do espírito coletivo e da alegria que sempre foi uma tônica nas ações do grupo, alguns dos antigos membros resolveram comemorar os 10 anos de fundação com uma festa no dia 28/10. Teremos: Feira de Quadrinhos, Debates, Exposições, Lançamentos.

Confira a programação completa abaixo.

FEIRA DE QUADRINHOS

Feira com a participação de diversos ex-membros do grupo e mais alguns convidados. Novidades recentes dos quadrinhos, originais e algumas publicações antigas lançadas na época do Quarto Mundo estarão a venda. Lista de participantes:
Adriano Panda, Alex Mir, Ana Recalde, Bira Dantas, Brão Barbosa, Cadu Simões, Daniel Esteves, Hugo Nanni, Laudo Ferreira, Leonardo Melo, Mario Cau, Mário César, Omar Viñole, Paulo Kielwagen, Will.
Convidados: Marcatti, Raphael Fernandes e Larissa Palmieri (Editora Draco), Al Stefano, Alex Rodrigues e Samuel Bono (Zapata Edições), Germana Viana, Hector Lima.

EXPOSIÇÃO

– Quarto Mundo Página a Página: Exposição originalmente feita no Salão de Humor de Piracicaba em 2009. Histórias em Quadrinhos de UMA PÁGINA produzidas por diversos autores do coletivo.
– Quarto Mundo Impresso: Exposição de revistas produzidas durante a época do Coletivo. Publicações Independentes de São Paulo, Campinas, Osasco, São Bernardo, Marília, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Goiânia, entre outras cidades do Brasil.
– Seleção de Originais de publicações da época do Coletivo.

DEBATES

– SE AVENTURANDO NOS QUADRINHOS – 10:30 às 11:30

Autores/Editores de publicações do Quarto Mundo discutindo sobre como foi produzir HQs de Aventura, Terror, Ficção Científica e Fantasia, criando mundos fantásticos para publicações independentes.
Mediação: Raphael Fernandes.
Participantes: Alex Mir (Tempestade Cerebral), Ana Recalde (Patre Primordium), Hugo Nanni (Clube da Voadora), Leonardo Melo (Quadrinhópole).

– SÓ ESCREVEMOS – 13:30 às 14:30

Como o Quarto Mundo ajudou a formar uma nova geração de roteiristas, incluindo a coincidência do primeiro HQMIX de Roteirista Revelação ter sido no ano do surgimento do Coletivo.
Mediação: Hector Lima.
Participantes: Ana Recalde, Cadu Simões, Daniel Esteves, Leonardo Melo, Marcelo Saravá.

– COLETANDO AUTORES – 14:45 às 15:45

Revistas Mix formaram pequenos grupos que depois vieram a se juntar para formar o Quarto Mundo. Disso, outras tantas revistas floresceram com coletâneas de artistas do Brasil todo, incluindo até projetos especiais do grupo.
Mediação: Gual.
Participantes: Will (Subterrâneo), Edu Mendes (Garagem Hermética/Jam), Paulo Kielwagen (Menino Caranguejo), Sergio Chaves (Café Espacial).

– COTIDIANO EM QUADRINHOS – 16 às 17hs

Influenciados pelo que ocorria nos quadrinhos independentes naquele momento, autores do grupo investiram em histórias sobre pessoas comuns, em lugares reais. Fizeram parte desse movimento diversas revistas e histórias, ajudando a expandir os limites temáticos das HQs brasileiras.
Mediação: Fábio Moon e Gabriel Bá.
Participantes: Daniel Esteves (Nanquim Descartável), Mario Cau (Pieces), Mario Cesar (Entrequadros), Brão Barbosa (Jesus Rocks).

– PANORAMA DAS HQs BRASILEIRAS INDEPENDENTES – 17:30 às 18:30

Dos Zines a evolução gráfica para as Revistas Independentes, chegando aos livros premiados, como os artistas presentes no Quarto Mundo contribuíram para a evolução das publicações em estética, gêneros e formatos.
Mediação: Marcatti.
Participantes: Will, Cadu Simões, Cau, Laudo.

– INDEPENDENTE DE TUDO, AQUI ESTAMOS! – 19 as 20:30

O Quarto Mundo viajou, participou de eventos, deu palestras, oficinas, abriu espaço para os autores, ajudou a fomentar público e novos autores, ganhou premiações e formou um elo eterno entre diversos autores que conviveram durante aquele momento. Do surgimento do Quarto Mundo até o seu fim, foi inegável a sua contribuição para o mercado de quadrinhos nacional. Causos, curiosidades e um retrospecto da história do coletivo, com todos os seus integrantes presentes.
Participantes: Todos os ex-membros do coletivo presentes.

LANÇAMENTOS:

– TIANINHA de Laudo Ferreira
– REPAROS de Brão Barbosa

MAIS

Foodtruck e cerveja
Duelo de Sketchs
Sorteio de brindes

Serviço:
Dia: 28 de Outubro, 10 às 23hs.
Local: HQ em FOCO – Rua Coelho Barradas, 153, Vila Prudente (próximo ao metrô Vila Prudente).
Entrada gratuita.

Fonte: Assessoria do evento

Jornalista, Mestre em Comunicação, autor dos livros O Maior Espetáculo da Terra (Editora Penalux, 2018), MicroAmores (Escaleras, 2020) e Grãos de Areia (Urutau, 2022)

Related Post