Uaréva! Marvel Comics,Seriados Que personagens Marvel já deram as caras em Agents of SHIELD?

Que personagens Marvel já deram as caras em Agents of SHIELD?


Após o primeiro Vingadores, a Marvel resolveu expandir seu universo cinematográfico indo para a televisão e apresentando um seriado que mostra os bastidores da agência secreta SHIELD, que  teve até então grande importância na construção desse universo compartilhado.

Por mais que, indiscutivelmente, a turma do cinema da Marvel insiste em ignorar os acontecimentos de Agents of SHIELD, a série tem se esforçado bastante para criar sua própria mitologia e apresentar tramas bem estruturadas. E, mesmo não tendo um aceno do carro chefe do estúdio, o programa tem trazido uma gama de personagens dos quadrinhos para a televisão. Então resolvi dar uma conferida e tentar listar os personagens Marvel que foram adaptados para a série.

Mike Peterson – Deathlok

J. AUGUST RICHARDS

Logo no primeiro episódio, a equipe liderada pelo agente Coulson se viu às voltas com um caso envolvendo Mike Peterson, um homem que foi submetido à experiências de um projeto chamado Centopeia. Os primeiros trailers da série levaram o público à cogitar a identidade do personagem até então misterioso, e uma das principais apostas era que ele fosse Luke Cage.

Agents of Shield Deathlok

Agents of Shield Deathlok4

Com o passar dos episódios a verdadeira identidade do cara foi revelada: ele era o ciborgue Deathlok.

Nos quadrinhos o nome do primeiro homem a se tornar Deathlok é Luther Maning, um soldado americano que depois de ser fatalmente ferido em batalha, é reanimado em um futuro pós apocalíptico como uma espécie de robô-zumbi.

Outros Deathloks surgiram depois: John Kelly, Michael Collins e Jack Truman.

A primeira aparição de Deathlok nos quadrinhos foi em 1974, na revista Ashtoning Tales.

Ele chegou a ter revista própria na década de 90, mas no Brasil foi muito pouco conhecido. O anti-herói teve poucas participações nas publicações brasileiras.

 

 

 


Franklin Hall – Graviton

Agents of Shield Graviton

O terceiro episódio da série trouxe uma nova missão ao grupo: recuperar uma substância que altera a gravidade ao seu redor e resgatar o cientista Franklin Hall. Ao fim do episódio, o cientista se volta contra o time de Coulson e acaba caindo sobre a substância, se fundindo e ficando preso nela.

Agents of Shield Graviton 3

Essa teoricamente seria a deixa para a origem do vilão Graviton, porém o gancho que prometia seu retorno nunca se completou, e até hoje esse plot não foi mais citado. Quatro anos depois, acho pouco provável que o seja.

A primeira aparição desse supervilão foi em 1977, na revista dos Vingadores, e se tornou desde então um inimigo constante da equipe. Sua origem é muito similar nos quadrinhos, com o cientista se fundindo a uma substância que permite que ele controle a gravidade com a mente, mas é difícil imaginar o ator Ian Hart usando capa e collant em uma versão live action.

Agents of Shield Graviton 2

Graviton foi o primeiro vilão a aparecer na sensacional série animada Vingadores – Os Heróis Mais Poderosos da Terra.


Chan Ho Yin – Scorch

Agents of Shield Scorch3

O projeto Centopéia continua criando super humanos no decorrer da primeira temporada, e Chan Ho Yin é um que ganha poderes pirocinéticos.

Aqui definir quem é o personagem complica um pouco, mas por ser creditado como “Scorch”, imagina-se que ele seja o Incinerador (Scorcher), que nos quadrinhos é Steven Hudak. Na versão original, o personagem precisa de um equipamento para gerar fogo. Esse personagem estreou em 95 nas páginas do Homem Aranha.

Agents of Shield Scorch4

Porém outros vilões também utilizaram esse mesmo codinome: Tommy NG, um mutante; Ross Jonas, um major da aeronáutica que ganhou poderes; e outro mutante de nome real desconhecido, de uma linha do tempo alternativa e aliado de Bishop.

Agents of Shield Scorch


Victoria Hand

Agents of Shield Victoria Hand

Nem apenas de super-heróis e vilões vive a Marvel, e Victoria Hand, agente da SHIELD também saiu das páginas dos quadrinhos para o programa. Uma pedra no sapato de Coulson, a primeira aparição da agente foi em The Hub, e ela se tornou uma personagem recorrente até ter um fim trágico nas mãos dos agentes infiltrados da HIDRA.

Criada em 2008, a personagem teve sua primeira aparição na revista do Homem de Ferro, e surgiu inicialmente como uma contadora que tinha diversas restrições às ações da SHIELD. Victoria chegou a ser nomeada para um importante cargo durante o reinado sombrio de Norman Osborn dentro da HAMMER, organização criada para substituir a SHIELD. Ela acabou traindo Norman e ganhando a confiança do Capitão América. Entretanto isso foi um plano do vilão para infiltra-la no convívio do bandeiroso.

Agents of Shield Victoria Hand2

Após uma série de reviravoltas, é revelado que Victoria Hand era uma agente tripla – infiltrada na equipe do Capitão América, a mando de Norman, ela na verdade era realmente leal ao Capitão, e tudo era um plano na verdade do próprio Steve Rogers.

Eu sei, histórias de espião me confundem também.


Donnie Gill – Nevasca

Agents of Shield Nevasca

Um aluno da Academia de Ciência e Tecnologia da SHIELD, Donnie se envolveu em um experimento de um colega, com um aparelho que deveria controlar o clima, e acabou ganhando poderes relacionados ao gelo. Em sua primeira aparição ele não era um vilão realmente, mas um garoto confuso com seus poderes e que acabou recebendo a ajuda de Leo Fitz. Entretanto em um episódio futuro ele acaba sendo capturado e controlado mentalmente pela HIDRA, se tornando uma ameaça e sendo morto por Skye.

Agents of Shield Nevasca

Nos quadrinhos, a primeira versão do vilão foi Gregor Shapanka, um cientista que criou um uniforme que lhe dava poderes de criogênicos. Donald Gill foi o segundo a usar esse nome. Era um criminoso que se apossou do traje de Shapanka após a sua morte e adotou sua alcunha. Após sua onda de crimes, acabou sendo alistado para os Thunderbolts. Um terceiro Nevasca foi Randy Macklin, outro criminoso que usou o uniforme. Todos os três eram inimigos do Homem de Ferro.

Agents of Shield Nevasca2


John Garret

Agents of Shield Garret

Na série, Garret é um membro da SHIELD a amigo de Coulson, que se revela no fim da temporada como um agente da HIDRA infiltrado. O cara inclusive foi o mentor de Ward, o grande traidor da série, e o moldou como um vilão desde a juventude. Garret também era o Clarividente, personagem misterioso que é citado desde o início da temporada como um ser que tinha poderes mediúnicos. Entretanto esse poder não passava de informação privilegiada que o agente tinha por ser um membro de alto escalão da agência.

Agents of Shield Garret0Garret é quase uma personificação do momento em que finalmente o seriado pegou no tranco – com a queda da SHIELD e a revelação de que a agência sempre esteve com agentes da HIDRA infiltrados desde sua criação, nos episódios crossovers com Capitão América: Soldado Invernal.

Mas Garret também não é um personagem original. Ele nasceu, por incrível que pareça, em Elektra: Assassina, em 1986, criado pelo próprio Frank Miller.

A origem do personagem é confusa. Ex-agente da CIA, ele nunca foi flor que se cheire. Até que um dia foi recrutado por Leonardo Da Vinci (??) para participar de um grupo chamado A Grande Roda do Zodíaco (ou algo assim, na tradução literal). Enfim, ele acabou entrando na SHIELD, seu passado sombrio foi apagado, apenas para depois chegar ao conhecimento da agência. Claro, ele acabou se explodindo todo em uma missão e foi reconstruído como um ciborgue.

Na série o destino do personagem foi citado. Após ser morto, ele acaba caindo em um aparelho que o reconstrói como ciborgue, em uma versão bastante similar à dos quadrinhos. Mas durou meros segundos, até ele tomar um tirambasso destruidor de um trabuco do Coulson e ter seu fim em definitivo.

Agents of Shield Garret2


Lorelei

Agents of Shield Lorelei2

Nick Fury, Maria Hill e Jasper Sitwell já tinham dado as caras na séries, garantindo a ligação entre os filmes da Marvel e Agents of SHIELD, mas foi em Yes Men que a primeira super-heroína resolveu sair do cinema e ir pra televisão. Lady Sif, de Thor, chegou à Terra e recebeu a ajuda da equipe de Coulson para capturar Lorelei, uma asgardiana com o poder de encantar e controlar os homens.

Agents of Shield Lorelei

Apesar de até agora a Encantor não ter sido citada no MCU, Lorelei é sua irmã mais nova. Encantor é uma inimiga clássica do Thor, e sua irmã caçula também estreou nas páginas da paquita marteluda, em 1984. Nos quadrinhos ela também se infiltrou na Terra, com mais sucesso, e viveu em Midgard sob o pseudônimo de Melodi.

Agents of Shield Lorelei


Glenn Talbot

Agents of Shield Talbot

Talbot entrou na série como outra pedra no sapato de Coulson, e até hoje se mantém na série em participações esporádicas (e hilárias) em um relacionamento de aliado/rival com o agente. Quando é revelada o envolvimento da HIDRA dentro da SHIELD e a queda da agência – além de suposta morte de Nick Fury no segundo filme do Capitão América – Talbot e o exército passam a caçar os agentes, duvidando da lealdade de todos. Após esses eventos, e de Coulson conseguir provar a inocência de sua equipe, Talbot passou a ser um aliado eventual, ajudando na reconstrução da agência e no enfrentamento com outros vilões. Mas a relação conflituosa do general com o resto do elenco, principalmente Coulson, é que fazem dele um coadjuvante tão divertido.

Agents of Shield Victoria Talbot2

Nos quadrinhos, Glenn Talbot é um inimigo frequente do Hulk. Aliado próximo do general Ross, ele ajuda caça incansável a Bruce Banner desde a sua primeira aparição, em 1964. Aliás, foi Talbot que descobriu que o monstro verde era na verdade o Banner. Talbot é apaixonado por Betty Ross, e isso aumenta ainda mais sua gana de dar um fim ao seu rival. Porém, assim como ocorre na série, e apesar de sua versão em quadrinhos ser muito mais canalha, Talbot já se viu obrigado a trabalhar com Banner/Hulk para enfrentar ameaças maiores.


Erik Koenig

Agents of Shield Koenig

A produção da série descobriu o óbvio quando percebeu que os quadrinhos poderiam prover um mar de personagens para serem transportados como agentes da SHIELD diretamente para o programa. Se o elenco principal era até então formado apenas por personagens criados para o show (apenas Coulson saiu dos cinemas, mas ele também não tinha até então contraparte nos quadrinhos), os novos agentes que iam surgindo passaram a ser originários do material fonte, mesmo com mudanças absurdamente grandes. É aqui que entra Erik Koenig.

Agents of Shield Koenig0

Agents of Shield Koenig2Um agente nível 6 da agência, Koenig foi encarregado pelo próprio Nick Fury de guardar seus maiores segredos. Com um perfil muito humorado, ele acabou morto por Ward, apenas para nos dar um susto ao descobrirmos que ele tem mais dois irmãos gêmeos, Billy e Sam Koenig. Chegou a ser cogitado na época que os Koenigs fossem na verdade Modelos de Vida Artificial, mas como o personagem não mais foi citado e apenas agora os MVAs se tornaram uma realidade na série, a teoria não procede.

O que ocorre é que nos quadrinhos Erik Koenig é um personagem completamente diferente. Membro do Comando Selvagem, durante Segunda Guerra, ele se uniu a Nick Fury depois do fim do conflito para fundar a SHIELD.

Koenig, acreditem, foi criado pelo próprio Stan Lee em 1966.


Marcus Daniels – Blecaute

Agents of Shield Blecaute2

Antes de usar as nuvens terrígenas como muleta de roteiro para criar super seres – algo como a explosão do acelerador de partículas do Flash e dos meteoros de Smallville – Agents of SHIELD se dava ao trabalho de criar origens criativas para seus personagens com poderes. Foi o caso do já citado Nevasca, e agora de Marcus Daniels. Na série ele era o assistente e um cientista que estudava a Matéria Zero, uma substância que rendeu outras tramas no MCU. A Matéria Zero da Dimensão Negra (Darkforce no original) acabou dando a Daniels a capacidade de absorver qualquer tipo de energia, e utilizá-la a seu favor.

Desde o início da série é citada um antigo amor de Coulson, que não sabe que ele está vivo, trazido de volta graças a um projeto que utilizava DNA Kree: a tal violoncelista, que acabamos por descobrir se chamar Audrey Nathan. Mas Audrey também era o objeto de obsessão de Daniels, que passou a usar seus novos poderes para persegui-la, sendo preso por Coulson em determinado momento. Porém o levante da HIDRA dentro da SHIELD acabou por causar a fuga de inúmeros vilões aprimorados que estavam presos, entre eles Marcus Daniels, que foi atrás novamente da moça, levando ao embate definitivo com Coulson.

Agents of Shield Blecaute

A origem do vilão nos quadrinhos é basicamente a mesma. Ele era o assistente do doutor Abner Croit (o mesmo nome foi usado na série) e o ajudava a estudar energias extradimensionais – a Darkforce. Quem enfrentou o Blecaute nos quadrinhos foi o Nova, e o vilão teve grande influência na origem da vilã Pedra Lunar. A primeira aparição do personagem nos quadrinhos foi na revista do Nova, em 1978, e ele participou de formações dos Mestres do Terror e dos Thunderbolts.

A Matéria Zero que deu poderes ao vilão é o mote principal da segunda temporada de Agent Carter, e também deu poderes à Whitney Frost (uma adaptação da Madame Máscara) e Jason Wilkes. Outro vilão de AOS, que aparecerá nas próximas temporadas, podia também a manipular, o General Androvich.


Ott – Capitão Ott

Agents of Shield Ott0

Esse aqui foi de catar agulha em palheiro. Ott é um personagem quase insignificante na série, tendo aparecido apenas no episódio RagTag, o vigésimo primeiro episódio do programa. Ottis é um funcionário da Cybertek, uma empresa de tecnologia comandada pela HIDRA, responsável pelos implantes cibernéticos de John Garret e do Deathlok, e do Projeto Centopeia, que levou a primeira parte da temporada com Raina como sua principal cara. Ottis ocupava o cargo de presidente de pesquisa e desenvolvimento da companhia.

Ele seria só mais um personagem aleatório se na verdade não fosse um easter egg. Ottis existe na nona arte, e teve uma única aparição, em 1940, na Marvel Mistery Comics. Ele era um marciano que veio a Terra com a missão de roubar a fórmula de uma super dinamite e foi impedido pelo Tocha Humana original.

 

Isso tudo foi só na primeira temporada da série, mas muitos outros personagens dos quadrinhos Marvel já deram as caras nas outras temporadas. Então fica ligado, que logo sai a segunda parte dessa lista, com as aparições da segunda temporada.

Lembra de algum personagem que não está na lista? Diz aê nos comentários.

Até o próximo episódio.

Designer gráfico por vocação, publicitário por formação, filósofo por piração.

Related Post