Uaréva! Cinema,Marvel Comics,Vingadores Novos rostos para o Capitas e o Homem de Ferro? Não tão cedo.

Novos rostos para o Capitas e o Homem de Ferro? Não tão cedo.


capitao-america-homem-de-ferro-elenco

Há um problema dentro da lógica da Marvel em criar um Universo Compartilhado.

Se por um lado isso permite a construção de uma narrativa bastante envolvente e que permite que filmes menos interessantes, como o segundo Thor, pegue carona em sucessos de outras franquias relacionadas aos Vingadores; e ainda proporcione aos fãs essa sensação de coesão, mesmo que ela muitas vezes não seja tão condizente assim; por outro lado ela criou um possível problema:
Ao contrário de franquias independentes, como a trilogia do Nolan para o Batman ou a quadrilogia de filmes do Christopher Reeve como Superman, que possuem começo, meio e fim – a franquia Marvel como um todo não vislumbra um capítulo final.
É essa sensação de continuidade – muito mais próxima aos mangás do que aos quadrinhos americanos – que dificulta uma provável substituição de atores para interpretar os personagens.

Claro, personagens menores foram substituídos já. James Rhodes, antes de se tornar o Máquina de Combate, tinha a cara de Terrence Howard, mas quem assumiu a armadura prata foi Don Cheadle. Fandral apareceu pela primeira vez em Asgard como o Príncipe Encantado de OUAT e hoje em dia, por enquanto, é o Chuck. O caso é que, além de terem sido substituídos ainda no início do MCU, eles não são os atores principais nem os personagens título.

capitao-america-homem-de-ferro-rhodes

A exceção pode ser a troca de Edward Norton por Mark Rufallo como Bruce Banner. Porém, entretanto e todavia, o filme do Hulk é quase ignorado dentro do MCU e a troca de atores marcou também um semi-reboot do personagem.

Então imaginem essa mesma troca com os atores principais dos filmes Marvel. Pelo menos eu não consigo imaginar agora outros atores que não Chris Evans, Robert Downey Jr e Scarlet Johansson interpretando Steve Rogers, Tony Stark e Natasha Romanoff. Isso se estende a quase todo o elenco, de Chris Hensworth e Jeremy Renner até os novatos Paul Bettany e Paul Rudd. Para o grande público que conheceu agora esses heróis, esse elenco está diretamente associado ao personagem.

capitao-america-homem-de-ferro-viuva-negra

Sobre tudo isso, o Toronto Sun entrevistou o manda-chuva do Marvel Studios, Kevin Feige, sobre as possíveis substituições de Downey e Evans, os dois principais nomes do MCU:

Eu acho que poderia aconteceu com um ou outro. Esses personagens estão por aí há mais de 50 anos, e relativamente eles não envelhecem. Algumas vezes acontecem histórias alternativas em que o personagem está mais novo do que ele costuma ser, ou mais velho, mas normalmente ele mantém uma certa idade. 

Eu acho que o a maior parte desses heróis que são icônicos, como James Bond, como o Batman, como o Homem Aranha, como o Homem de Ferro, eles serão interpretados por diferentes atores. A boa notícia é que nesse momento eu não tenho que pensar nisso por um bom tempo. Nós temos histórias para esse elenco por muitos anos ainda pela frente.

Então Feige já deu uma acalmada nos ânimos do pessoal, e aparentemente a substituição do elenco ainda não é um plano a curto prazo. Mas é um fato que tanto Chris Evans quanto Robert Downey Jr já demonstraram interesse em aposentar seus personagens, e os terceiro e quarto capítulos dos Vingadores possivelmente servirão de despedida para ambos os atores no Universo Marvel.

Ouça o Podcast Uarévaa #230 sobre Capitão América: Guerra Civil

Dentro dessa realidade criada, do nada o Homem de Ferro tirar o capacete e ter outro cabra lá que não seja Downey Jr. como Tony Stark seria bastante estranho. E percebe-se um movimento diferente dentro dessa narrativa.

capitao-america-homem-de-ferro-vingadores

O Marvel Studios vem apresentando novos heróis paulatinamente. Se a trindade Capitão América – Homem de Ferro – Thor até então dominavam todo o escopo do MCU, amparados pelo Gavião Arqueiro, Viúva Negra e Hulk, a partir da fase 2 e 3, novos heróis estão sendo apresentados no intuito de assumirem relevância do trio original. Homem Formiga, Vespa, Doutor Estranho, Pantera Negra, Homem Aranha e Capitã Marvel, só pra começar, terão seus filmes solo e abrem a possibilidade de uma nova formação de Vingadores. “Ah, mas eles não tem o peso da trindade” – ora, caraios, antes dos filmes da Marvel, nem a trindade tinha.
Quem eram Cap, Tony e Thor antes dos filmes?

capitao-america-homem-de-ferro-thor

Dessa forma, a Marvel pode ter duas saídas antes de trocar atores. A primeira é investir nesses novos heróis e renovarem o cast de personagens ao invés do elenco. Além dos que já citei, tem diversos personagens da editora que podem ganhar suas versões live action. Nova, Mulher Hulk, Mulher Aranha, Namor, Motoqueiro Fantasma, Jovens Vingadores… Sem contar a possibilidade que ainda existe (nem que seja no coração dos nerds) do Quarteto Fantástico voltar para as mãos da Marvel depois do último fiasco na Fox.
Além disso dá pra substituir o alterego dos heróis consagrados. Rhodes ou Riri Willians usando a armadura do Homem de Ferro? Bucky Barnes ou Sam Wilson como novo Capitão América? Jane Foster ou Valquíria usando o martelo do Thor? Um Hulk que na verdade é Amadeus Cho? Até para os que nem tiveram seus filmes solo ainda já existe essa possibilidade, com Kamala Khan e Miles Morales.

capitao-america-homem-de-ferro-novos-vingadores

Acredito que seja a saída mais segura para a Marvel. Muito mais fácil o público aceitar um novo herói do que um outro ator tentando substituir Robert Downey Jr, por exemplo.

É a prova que todo bônus tem seu ônus.

Designer gráfico por vocação, publicitário por formação, filósofo por piração.

Related Post