Uaréva! Batman,Cinema As várias faces do Coringa – Parte I de V

As várias faces do Coringa – Parte I de V


2119200651_5531b0cbab_o

O Coringa é, sem sombra de dúvida, o maior vilão do Batman, um dos principais da DC e diria até uma das caras mais conhecidas entre os bad guys da cultura pop.

Praticamente em toda versão que o homem morcego ganhou, o palhaço do crime esteve lá, infernizando a vida dos cidadãos de Gotham City. E com isso, incontáveis atores deram vida ao Coringa durante os 76 anos de existência do personagem, que estreou no revista Batman de 25 de abril de 1940.

cesar-romero-joker

A versão mais antigaem live action é a do ator Cesar Romero, na clássica série Batman de 1966. Nascido em 1907, Romero atuou em cinema, rádio e TV durante quase 60 anos. Ele iniciou sua carreira no cinema em 1930, mas seu primeiro papel de desataque se deu apenas em 37, como Khoda Khan, em A Queridinha do Vovô. O ator contracenou com Carmen Miranda em Aconteceu em Havana, filme de 1941.

week-end-in-havana-carmen-miranda-cesar-romero

220px-Cesar_Romero_3_Allan_WarrenFoi a versão de Romero para o Coringa que popularizou internacionalmente tanto o ator quanto o personagem. Ele foi o “vilão especialmente convidado” de 22 episódios da série durante as 3 temporadas, entretanto por pouco ele não recusou o papel. Acontece que Cesar Romero era conhecido por seu bigode, e não queria tirá-lo para interpretar o Coringa. A saída foi passar a maquiagem branca por cima do bigodão do ator, dando um aspecto ainda mais bizarro ao personagem, e ainda mais camp para a série.

A versão 66 do vilão é bufona, um piadista que vive aprontando peças e tentando efetuar roubos, em uma visão muito mais infantil e menos psicótica do que estamos acostumados a ver. Claro, tudo isso de acordo com o clima mais colorido e inocente que o seriado propunha.

Outra curiosidade é que quando, em reunião com os produtores do programa, foi mostrado a ele as artes conceituais do Coringa, com figurino e maquiagem, o ator achou o visual tão absurdo que começou a rir descontroladamente. Foi quando um dos produtores disse a ele: “é isso, essa é a sua risada do Coringa!”

Com 1,91m de altura e 59 anos na época do seriado, ele foi o ator mais alto e mais velho a interpretar o Coringa em live action.

Claro que além disso tudo, essa versão ainda nos rendeu uma das mais sensacionais versões da Morcega, o clássico Batima: Feira da Fruta.

Romero faleceu em 1994.

O seriado do Batman de 66 realmente popularizou e muito o herói e seus coadjuvantes – para ter uma ideia, a ABC fez uma pesquisa para selecionar que herói ganharia uma série, e os mais populares eram na realidade Superman e Dick Tracy. Bruce Wayne só acabou ganhando o programa porque os dois outros já estavam comprometidos com outras adaptações.

Entretanto foi a série que também acabou cravando no homem morcego uma imagem camp e inocente. Imagem essa que a DC parecia disposta a deixar para trás…

Designer gráfico por vocação, publicitário por formação, filósofo por piração.

Related Post