Uaréva! Batman,Cinema,Superman E o que vai rolar no tal BatmanVSuperman Ultimate Cut?

E o que vai rolar no tal BatmanVSuperman Ultimate Cut?


960

Acho que não é segredo para nenhum leitor do Uaréva que a recepção de Batman V Superman aqui pelo nosso staff não foi das melhores. Aliás, que a recepção do mundo sobre o filme não foi assim uma Brastemp. Enquanto alguns defensores ferrenhos fazem das tripas coração para defender o filme como a melhor adaptação de quadrinhos de todos os tempos, eu continuo achando BVS um filme confuso, mal dirigido, mal editado, com um roteiro furado e muito, muito antipático.

Mas será que a tal versão ultimate  do filme vai realmente me fazer mudar de ideia?

O Comic Book Movie relacionou seis informações sobre a versão que vazou nas webs,  e já aviso, tem spoiler bagarai:

1 – Luthor planejou tudo

Actress

Sabe como no filme parece que o Lex teve a maior sorte por uma série de coincidências favorecerem o plano do maluco? Pois é, na versão estendida isso é explicado melhor. Por exemplo , como assim o mundo achou que o Supinho metralhou os terroristas lá na África? Oi?  Então, na versão final fica claro que o KGBesta queimou os corpos para parecer que o azulão usou sua visão de calor nos caras (O que deixa como morto apenas o cara que o herói atravessou na parede, mas esse fica por conta da falta de tato do Snyder).

Além disso, é revelado nessa versão que a mulher que dá o testemunho sobre o que ocorreu no vilarejo é na verdade uma atriz contratada pelo Lék Luthor, que depois é assassinada pelos cupinchas do mesmo. Na real ela muda de ideia, se arrepende do que fez e conta a verdade para a senadora Finch.

2 – Jena Malone é a Batgirl ou a Supergirl?

jena-malone-batman-vs-superman

Jena Malone não é porra nenhuma. Isso mesmo. Geral ficou apostando que personagem famoso a loirinha ia interpretar, mas na real ela é só uma cientista do S.T.A.R. Labs que ajuda a Lois a descobrir a verdade sobre a bala que a repórter recuperou no deserto. Isso mesmo. Tanto bafafá e ela era uma Creusa. E acabou saindo do filme porque esse plot foi limado.

3 – E explosão no Senado

batman-v-superman-best-worst-moments-superman-hearing

No filme, não fica bem claro se a explosão da cadeira do Wallace foi ou não um ataque suicida. Na versão final do filme fica claro que a cadeira é feita do mesmo material que as balas encontradas pela Lois. Também fica claro que o invólucro que protegia a bomba era forrado de chumbo, o que explica o Super não ter percebido a existência dela.

A Lois ainda descobre que Wallace não queria se matar, pois encontra comida estocada na casa dele, o que demonstra que ele provavelmente não esperava morrer tão cedo. No entanto a turma do Lex planta na casa do cara materiais explosivos e coisas escritas contra o Superman, para garantir que público e autoridades achem que realmente foi um ataque suicida.

A explosão também faz muito mais sentido nessa versão, pois, afinal, a senadora Finch sabia da culpa do Luthor em relação ao massacre na África, e provavelmente ia expor os planos do vilão.

4 – Lex vai pro Arkham

batman-v-superman-deleted-scene-lex-luthor (1)

Não é apenas a cena do Lobo da Estepe (que no caso é aquele Balrog genérico que mostra as caixas maternas pro Lex) que acrescenta ligações com os próximos filmes da DC, se utilizando do Lex. Na versão estendida do confronto entre o vilão e o Batman no final do filme, Luthor deixa claro pra morcega que ele sabe que ele é Bruce Wayne, e ainda provoca-o dizendo que ele é doido demais para ser julgado por suas ações. É aê que o Batema dá seu jeito e avisa o Lékinho que ele vai ser enviado para o Arkham, o que deixa o mancebo cagado de medo. Será que essa versão diferente do final pode confirmar que Lex apareça em Esquadrão Suicida, e quem sabe se encontre com o Coringa?

Achei isso bem bosta na real. Fazer de Lex Luthor um maluco qualquer é bastante depreciativo pra um personagem que na real é o mais ardiloso e inteligente do universo DC.

Saudades Lex do Bruce Timm.

5  – Superman é o Superman

48623838.cached

Depois de quase três horas de BVS (e mais três de Man of Steel) eu senti muita falta de uma coisa: o Superman. Porque aquele personagem é qualquer coisa, menos o homem de aço. Snyder fez tipo um filme do Sentinela ou do Hipérion, mas não do Superman. Bom, segundo o Comic Book Movie, isso é bastante resolvido nessa versão.

Parece que é dedicado muito mais tempo para o Clark Kent (que é quase uma participação especial na versão que saiu no cinema) e a investigação do repórter sobre o Batman. Aliás, ele parece realmente um jornalista foda aqui.

Outro grande foco do filme é nas ações heróicas do personagem, inclusive depois da explosão no senado. Na versão que vimos, Superman vê tudo IXPRUDIR e sai AVUANDO, puto da cara. Na versão estendida, ele resgata vítimas, tira gente de dentro do local, e realmente se esforça para salvar o máximo de vidas que ele pode. Provavelmente Snyder tirou isso da versão do cinema porque “ah não vou perder tempo com essa palhaçada de salvar gente, quero mais porra véio”.

O funeral também é mais extenso, trazendo as participações de Lana Lang e Peter Ross, vemos também a reação do pessoal do Planeta Diário e fica claro que Bruce Wayne bancou os custos.

6 – Mais Batema, nada de Coringa nem Lanterna

Brucemask

Os rumores sobre a aparição do Coringa não se confirmaram, e o tal Dan Amboyer, que todo mundo supunhetava que fosse o Hal Jordan, tampouco. O palhaço funkeiro do crime não dá as caras e Amboyer é só um piloto de drone genérico.

Mas a Morcega e Alfred ganham mais algumas cenas, mostrando a interação entre eles, as cenas de ação são mais longas e as atitudes de todos os personagens fazem muito mais sentido.

Aparentemente, a versão Ultimate é muito superior à que foi parar nos cinemas. O site inclusive afirma que essa versão deveria ter sido a exibida inicialmente ao público, pois talvez tivesse críticas muito mais positivas e maior aceitação do público.

Então… minhas maiores críticas ao filme são as caracterizações e a direção totalmente esquizofrênica. Um Superman apático e um Batman psicótico não era o que eu esperava para o início do universo DC nos cinemas. Muito menos catar referências dos clássicos dos heróis nos quadrinhos e jogar no filme sem qualquer profundidade, o que torna as referências rasas e puro fanservice, desperdiçando o potencial dos fatos. Mas as atitudes totalmente sem sentido dos personagens era um dos maiores problemas que eu enxergava nesse filme. Aparentemente, a versão ultimate resolve isso.

Ainda não creio que Batman V Superman Ultimate Cut vá ser o filme que merecíamos dos maiores heróis do mundo. Mas talvez aumente minha nota para um 6.
Pra passar de ano.

Designer gráfico por vocação, publicitário por formação, filósofo por piração.

Related Post