Uaréva! Catarse Lady’s Comics lança projeto da Revista Risca

Lady’s Comics lança projeto da Revista Risca


text4152

O coletivo belo-horizontino Lady’s Comics busca financiamento coletivo para o primeiro volume da revista “RISCA!”. A publicação visa a documentação de assuntos pertinentes ao tema central do site: mulheres e quadrinhos.

No primeiro volume, temas como a presença da mulher negra nas HQs, identidade de gênero, aborto e as precursoras da nona arte no Brasil, serão abordados por meio de entrevistas, artigos e quadrinhos. Este último produzido pelas artistas Laura Athayde e Aline Lemos. O lançamento está previsto para novembro e junto haverá uma tarde de debates com a presença do coletivo de quadrinistas de Belo Horizonte – as Zinas – e da quadrinista e ilustradora Ciça Pinto, autora da Tira “O Pato”.

Os apoiadores do projeto poderão levar pra casa, além da revista, cadernos, cartazes, bordados, originais e até oficinas de Bordado, Técnicas e Materiais e Projeto Gráfico.

Criado para falar sobre mulheres e quadrinhos, o site Lady’s Comics reúne pesquisas e diversos textos para apresentar quem são as profissionais que atuam na produção de Histórias em Quadrinhos, no Brasil e no mundo. Ao longo de sua história, o site não só apresentou essas artistas como contribuiu para o atual cenário de quadrinhos do Brasil para além do meio online. Em 2014, por meio do financiamento coletivo, realizou o 1o evento da América Latina sobre o tema – o “1º Encontro Lady’s Comics – Transgredindo a representação feminina nos quadrinhos”. Assim como, em 2015, lançou, no Dia Internacional da Mulher, o BAMQ! (Banco de Mulheres Quadrinistas), que busca pôr em evidência o grande volume de mulheres que estão produzindo quadrinhos e, de alguma maneira, auxiliar na preservação de sua memória.

PROGRAMAÇÃO PREVISTA PARA O DIA DO LANÇAMENTO

13h30 | Apresentação
Sobre: Abertura com o Lady’s Comics sobre o site e a pesquisa do primeiro volume do editorial.

14h | Mesa: A presença das mulheres nas histórias em quadrinhos brasileiros – com Cecília Alves Pinto
Sobre: A importância da documentação para a preservação da memória das quadrinistas.

15h30 | Mesa: Quadrinhos como ferramenta de crítica social – com Coletivo ZiNas
Produção de história em quadrinhos para o debate de temas relevantes na pauta sobre direito da mulher.

17h~18h | Lançamento do editorial e sessão de autógrafos com o Lady’s Comics

CONVIDADAS PARA O LANÇAMENTO

Cecília Alves Pinto, mais conhecida como Ciça, é um dos nomes mais expressivos de quadrinhos feitos por mulheres no Brasil. Em uma época onde desenhar pessoas poderia ser arriscado e perigoso, a figura do pato foi uma boa saída para falar da política em tempos da ditadura. A idealizadora da tira “O Pato” (e que teve A HQ “Pagando o Pato” relançada em 2009 pela L&PM Pocket) foi colaboradora do Pasquim, publicou diariamente suas tiras em grandes jornais brasileiros, como Folha de S.Paulo, Jornal do Brasil e também no exterior. Tem mais de vinte livros publicados, entre poesias, quadrinhos e livros infantojuvenis. Lançou ainda a tira “Bel”, publicada por vários jornais, e a personagem Bia Sabiá, especialmente para publicações feministas.

Coletivo ZiNas É um coletivo de artistas, residentes em Belo Horizonte, formado por: Aline Lemos, Ana Schirmer, BiAnca, Carolita Cunha, Carol Rossetti, Day Lima e Priscapaes. Elas buscam relacionar suas criações em formatos bi e tridimensional com movimentos feministas e de cultura underground, cogitando a inserção nos mercados de quadrinhos e cultura independente através de feiras e exposições. As integrantes do Coletivo se conheceram em meados de 2014 pela internet ou através de feiras realizadas em Minas Gerais para divulgação e vendas de trabalhos artísticos e independentes. “ZiNas” são fanzines feitos por meninas, ou meninas fanzinistas, fanzineiras, zineiristas.

Serviço

Link para projeto no Catarse: https://www.catarse.me/revistarisca
Site Lady’s Comics | Endereço: www.ladyscomics.com.br

Contato
Facebook: https://www.facebook.com/ladyscomics
Twitter: https://twitter.com/ladyscomics
Instagram: http://instagram.com/ladyscomics/
Youtube: https://www.youtube.com/user/Ladyscomics

Jornalista, Mestre em Comunicação, autor dos livros O Maior Espetáculo da Terra (Editora Penalux, 2018), MicroAmores (Escaleras, 2020) e Grãos de Areia (Urutau, 2022)

Related Post