Uaréva! Uaréview Penny Dreadful: a Liga Extraordinária que deu certo

Penny Dreadful: a Liga Extraordinária que deu certo


 

penny-dreadful-season-2-poster

Misturar personagens clássicos da literatura de terror em um cenário vitoriano e cheio de perigos não é novidade. Contudo, nem sempre a união desses elementos funciona da melhor forma possível. Não é o que acontece aqui.

Penny Dreadful é uma série americana produzida pelo canal Showtime e que teve sua primeira temporada em 2014. A trama de suspense, drama e terror se passa na Londres do século 19 e mostra  o trio de protagonistas formado por Ethan Chandler (Josh Hartnett), Vanessa Ives (Eva Green) e Sir Malcolm (Timothy Dalton). Os três convivem com figuras marcantes da literatura de horror britânica e irlandesa, como o Conde Drácula, o Dr. Frankenstein (Harry Treadaway) e Dorian Gray (Reeve Carney).

Criada por John Logan, três vezes indicado ao Oscar por seus trabalhos como roteirista em Gladiador, O Aviador e A Invenção de Hugo Cabret, a série também conta com Sam Mendes (Beleza Americana, 007 – Operação Skyfall) como produtor executivo.

A associação mental com a obra do inglês Alan Moore, Liga Extraordinária, é imediata, claro. Ainda mais ao se lembrar da péssima versão cinematográfica capitaneada por Sean Connery. Na série temos também um Timothy Dalton envelhecido como ponto de partida de toda história, que pede ajuda a personagem de Eva Green para encontrar sua filha desaparecida.

Episode 104

Conde Drácula

 

Para mim, o grande acerto do seriado é conseguir equilibrar bem a curiosidade pelas versões conhecidas de monstros da literatura  com a construção de personagens e do clima sombrio de Londres – ponto bem encaixado também por Moore.

Saindo pelo Showtime, e sendo transmitido no Brasil pela HBO, é óbvio que temos cenas de sexo, e como tem, mas o recurso não é utilizado por nada e deflagra muitas vezes uma nova peça no quebra cabeça que se mostra a série.

A primeira temporada teve 08 episódios e por mais que eu não tenha gostado muito do seu desfecho, um tanto quanto previsível e lugar comum, minhas expectativas para seu retorno (confirmado para o próximo dia 03 de maio) são grandes. Ainda mais por saber que terá dessa vez 10 episódios.

Ao se assistir Penny Dreadful, aumenta ainda mais a tristeza de o trabalho de Alan Moore nos quadrinhos não ter se tornado seriado e mostrado audiovisualmente o seu valor.

 

Nota: 9.0

Jornalista, Mestre em Comunicação, autor dos livros O Maior Espetáculo da Terra (Editora Penalux, 2018), MicroAmores (Escaleras, 2020) e Grãos de Areia (Urutau, 2022)

Related Post