Zombicide!

Você entra sozinho em um cômodo aparentemente vazio. Marcas no chão indicam mais uma vítima violentamente massacrada. Você precisa achar algo que funcione como arma e rápido, afinal, têm apenas uma panela em mãos. Então, do monte de trapos velhos, surge uma figura decomposta, podre e faminta. O que você faz? Foge? Fica e luta? Tenta se esquivar?

Com certeza você já viu um enredo semelhante em filmes, quadrinhos, vídeo-games ou séries, mas e se eu lhe disser que essa é apenas uma das centenas de possibilidades em um jogo de tabuleiro?


Convenhamos, nosso querido Brasil varonil é apenas uma bebê engatinhando quando o assunto são os jogos de tabuleiro, mas, graças ao hype das mídias sobre zumbis, a Galápagos Jogos resolveu trazer para o Brasil, totalmente traduzido, um dos maiores sucessos do gênero. ZOMBICIDE!

Diferente dos jogos que a maioria de nós está acostumado a jogar desde a infância (War, Banco Imobiliário, Detetive etc) onde o objetivo era ferrar, falir ou julgar nossos amigos, aqui nós temos que exercer a cooperatividade. Nada de querer bancar o “Exército de um Homem só” ou, do contrário, você será presa fácil. Uma das partes legais é que Zombicide pode ser jogado de 1 até 6 pessoas. Até um forever alone pode conseguir matar hordas de zumbis! A Season 1 de Zombicide vem com 6 personagens. Cada personagem possui suas habilidades características e se comportam de maneiras diferentes conforme suas fichas.
Por exemplo: o personagem Phil começa com uma pistola, já que é um policial. Já o redneck Ned possui uma ação a mais de Procura já que perdeu a chave de seu forte anti-zumbis e assim por diante. Seu nível aumenta a cada zumbi que você mata permitindo ter novas habilidades, mas cuidado!
Conforme seu nível aumenta, o nível dos zumbis também aumenta e com isso a possibilidade de você enfrentar uma horda enorme de uma hora para outra.

“Zombicide, você é meu melhor amigo! Eu te amo!”

Personagens, habilidades, fichas, cooperação, dados… é tipo um RPG? E o mestre? Quem comanda os zumbis?

Essa também é uma sacada bem legal. A forma como os zumbis se movem no jogo é totalmente intuitiva. Zumbis vêem e depois escutam, ou seja, se você estiver no campo de visão de algum deles, é pra lá que eles irão, mas se não estiver, eles são guiados pelo barulho. Isso mesmo! Você tem a opção (e ás vezes a desvantagem) de fazer barulho e atrair a atenção deles. A Season 1 de ZC vem com 9 mapas diferentes, sendo eles frente e verso, ou seja, a possibilidade de você montar cenários é enorme, permitindo diferentes níveis de dificuldade.
Esqueçam também os pinos ou pecinhas para você “imaginar” que aquele é seu personagem. Aqui contamos com belíssimas miniaturas personalizadas e detalhadas tanto de personagens como de zumbis.

Acima: os seis personagens principais. Abaixo: Os zumbis e suas diferentes formas. Os lerdos, o balofo, o temível Abominação e os Corredores.

Aliás, qualquer semelhança entre Doug e William “D-Fens” Foster no clássico “Dia de Fúria” não é mera coincidência. Vários personagens (vários mesmo) são baseados em personagens de filmes, séries e quadrinhos que são velhos conhecidos nossos.

“Meu nome é Doug e eu estou tendo um péssimo dia”.

Vocês viram que ali em cima eu me referi ao primeiro jogo como Season 1, né?! Isso porque ZC já conta com expansões, Season 2 e uma Season 3 prestes a sair sempre com novas missões, modos de jogos e novos personagens.

Role os dados, trace sua melhor estratégia e torça para ter um Molotov logo no início.

Para mais informações sobre jogos, extensões, personagens e missões acesse:
Galápagos Jogos
Zombicide BR

Boa caçada!

Podcast, Quadrinhos, CInema, Seriados e Cultura Pop

Related Post