Uaréva! Musical Kombat,Rock,Vini Steve Miller Band Vs. Black Train Jack

Steve Miller Band Vs. Black Train Jack

 O Joker, o bobo, o palhaço…

Essa briguinha entre bandas já tá ficando cada vez mais ééépica entre os leitores aqui do Uarévaa! É, pequeno padawan, talvez essa seja a mais difícil escolha que você já fez na vida! Porque provavelmente você não tem a menor ideia ou conhecimento de causa sobre as bandas presentes aqui hoje.

Então, ‘simbora para mais uma peleja!

– – – Post atualizado com o resultado – – –

The Joker” originalmente foi gravado pela Steve Miller Band, uma dessas bandinhas esconhecidas por você, menininho juvenil, da década de 70. A música foi lançada em 1973 e liderou a parada da Billboard entre os 100 melhores do ano de 1974. Mas não foi só isso não, o termo “pompatus” presente na letra virou neologismo e foi até discutido num filme chamado “The Pompatus of Love” (aqui no Brasil Confissões de Quatro Apaixonados, uma comédia onde quatro homens discutem enquanto bebem sua cerveja, tentando descobrir o significado da palavra na música e analisar suas relações com as mulheres.)

Essa palavra não existe no Dicionário Oxford de Inglês e provavelmente significa “agir com pompa e esplendor”. Reza a lenda que Miller ouviu a palavra em uma música chamada “A Carta”, que foi gravada originalmente em 1954 pelo grupo Los Angeles (não aquele tosco que cantava no Silvio Santos).

Dezeseis anos depois, em Setembro de 90, ela alcançou o número um no UK Singles Chart por duas semanas e a parada de outros países foram na rabeta do sucesso da música. Outra curiosidade da singela canção são as referências para músicas da própria banda como “Space Cowboy”, “Gangster of Love” e “Enter Maurice”… e daí, né? Você provavelmente nem conhece a banda. =)

Mas, vale a pena ouvir essa música que é bem maneira:

Mas maneiro mesmo é ir pra Baleia foi a versão feita pela banda novaiorquina de hardcore chamada Black Train Jack! Na verdade, foi ouvindo esses caras que eu descobri essa música.

Com uma pegada bem mais “hardcore” do que a original, a música não chegou a fazer tanto sucesso, a não ser entre o grupo seleto que ouve esse estilo de música.

Apesar da pequena discografia, composta apenas de dois álbuns: No Reward (de 93) e You´re Not Alone (de 94), a banda é muito boa e o interessante é que eles misturam em suas músicas pesadas um pouco de riffs de guitarra do velho e ótimo blues.

Não dá pra dizer que a música foi feita inspirada no bobo, no palhaço, no vilão psicótico de Batman, mas bem que a letra se encaixaria bem numa cena dele cantando pra Arlequina, né não?

E aí, na sua opinião, qual é a melhor versão da música?

“The Joker” – de Steve Miller Band ou a cover feita pela banda Black Train Jack do álbum You’re Not Alone? Vote na enquete abaixo, o resultado sai quinta feira aqui mesmo nesse post.

Musical Kombat: Steve Miller Band Vs. Black Train Jack

Qual versão de “The Joker” você prefere?

A original da Steve Miller Band

O cover do Black Train Jack

 

– – – RESULTADO – – –

 

Pois é, nem mesmo a ajuda desse imparcial editor fez com que a banda de hardcore do “Jack do Trem Preto” (deve ser algum amigo do Balbi) ganhasse do velho hit do guitarrista Steve Miller. Bem, bem, foi merecido…
Dentre os milhões de votos analisados, conferidos e calculados, a molecada de Nova York conseguiu apenas 33,33% dos votos válidos, enquanto o grande músico de Milwaukee, Wisconsin fez sua vitória com 66,67%!

Então, aí vai mais um sucesso do cara, Space Cowboy, lá nos idos de mil novecentos e camisa com gola “V” maiúsculo:
 
 
 
 

Semana que vem tem mais disputinha de bandas!

Podcast, Quadrinhos, CInema, Seriados e Cultura Pop

Related Post