Paulistânea

Salve salve simpatia! Estou de volta! E voltei pra ficar. Pra comemorar meu aniversário (que é hoje) inauguro a Saidera no Uarévaa, a coluna que vai falar sobre o mundo cervejeiro e baixa gastronomia! Puxa uma cadeira, pede uma boa cerveja enquanto não nao pedimos a saidera pro graçom!

Pra inaugurar quero falar sobre a Paulistânea, uma cerveja oriunda de São Paulo, como o nome sugere. Bora lá?

Oriunda de Cândido Mota e idealizada pela Bier & Wein Importadora, a Paulistânia é uma cerveja nova – de novembro de 2009 – mas traz consigo um sabor de receita tradicional.
O cuidado com a fabricação e apresentação do produto já começa com rótulo que traz diversas fotos de São Paulo com imagens antigas da época dos bondinhos, das visitas aos finais de semana ao aeroporto, das travessias a remo e a nado no Rio Tietê, da construção do Teatro Municipal à transformação da Avenida Paulista.
(A proposito, achei a Paulistânea no Rio de janeiro com foto do cristo, bem maneira!)

A cerveja versão pale lager é uma cerveja clara e de fermentação baixa característico da familia lager, aromática, com amargor médio, ricas notas de malte, levemente encorpada e com espuma persistente e cremosa. Refrescante, é ideal para todas as ocasiões e também muito versátil na harmonização gastronômica. Uma cerveja que acompanha bem desde pratos leves como grelhados, sushis e saladas, até pratos mais picantes e fortes. Temperatura ideal para degustação é entre 0~4°C e o tipo de copo recomendado é o tulipa.

Já a lager dunkel, como nome sugere é uma cerveja escura, ainda com baixa carbonatação mas como amargor mais pronunciado. Mais encorpada que a irmã pale, tem uma espuma tão encorpada quanto.Vai muito bem com assados, grelhados e com pratos apimentados. Temperatura ideal para degustação é entre 8~12°C e o tipo de copo recomendado é o tulipa.

E vamos ao que interessa: vale a pena comprar? Claro que sim xuxu! Boa cerveja e não é tão cara – custa em média 6 reais, o que não é caro se lembrarmos que falamos de cerveja artesanal. Tem uma boa identidade quanto ao sabor, não é sazonal, mas peca na distribuição: Não é tão facil de achar. Porém se achar compre, e me convide claro!

Podcast, Quadrinhos, CInema, Seriados e Cultura Pop

Related Post