Uaréva! Sala de Star Sala de Star

Sala de Star

Olá pessoal, nessa quarta edição da minha coluna, aproveitando as proximidades de um mês (RÁ!) do primeiro post oficial do blog (dia 11/02), aproveito esse espaço para trazer para vocês uma entrevista supimpa com um de nossos leitores, o senhor F5 do Uarévaa, o rapaz que coleciona o maior número de primeiros lugares nos comentários de nosso cantinho: Romenique, vulgo “Skrull 13”.

Star- Primeiramente, seu nome completo, o que faz da vida e por que gosta do Uarévaa?
Romenique-
O meu nome é Romenique Zedeck (da Silva), trabalho com automação industrial, ou se preferir um nome chique, Tecnologia Mecatrônica. Nas horas vagas leio livros, especialmente do Stephen King e Bernard Cornwell, jogo videogame, leio quadrinhos, enfim uma vida nerd tradicional e saudável. Gosto do Uarévaa porque é um site meio sidekick de um outro site que não devemos citar o nome. Ah, é o MDM mesmo. Também porque conheço pessoalmente alguns integrantes e é divertido pacas as diversas colunas, que geralmente, o site “concorrente” não cobre.

Star- Agora que puxou o saco nosso um pouco, confesse: Quanto tempo passa apertando o F5 do PC para ser o primeiro em 99% dos posts?
Romenique-
Pior que é coincidência! Eu abro o site e pronto: Um post novo esperando meu comentário… Na verdade, eu ate vou sugerir pro Algures bolar alguma tese que prove que na verdade o site é atualizado quando eu entro. Uma verdadeira conspiração contra os outros leitores, para forçá-los a ficar mais tempo no UAREVAA, querendo pegar um primeiro lugar, assim aumentando o fluxo de usuários!

Star- Qual(s) a coluna(s) que você mais gosta no blog?
Romenique-
É difícil falar em uma em especial, porque o pessoal ta de parabéns! Ate o V (risos) Brincadeira! Quero dizer essa parte de até o V, e não que a coluna dele ta legal… Ah, vocês entenderam né? Mas em especial, gosto muito da coluna do Algures, do Freud, Moura, mas a “mais melhor di bão” é claro que é a Sala de Star!

Star- Bem, falando mais sobre sua pessoa, minhas fontes dizem que você é grande fã da cultura japonesa e seus desenhos. Quais os que mais gosta e indicaria para nosso público?
Romenique-
Sim suas fontes (devem ser de águas de Lindóia ou Petrópolis) estão corretas. A cultura japonesa, ou mesmo a chinesa, é fascinante! A comida é saudável, tecnologia barata, desenhos sem socos nas realidades… Bem soco na realidade deve ter acontecido em algum mangá sim, mas deve ter tido uma boa justificativa. O que torna realmente atraente é que as historias tem começo, meio e um fim (exceto Cavaleiros do Zodíaco, que o Kurumada ta mamando na teta do sucesso há mais de 10 anos!). Tomando por exemplo Éden, um mangá realmente interessante: O Mocinho inicial morre na 3ª revista com uma granada na barriga! Você pensa: Não isso foi um sonho, ele vai voltar… Ai passa o funeral do cabra e você descobre q ele morreu mesmo. Já era! “Zé fini”!Outro exemplo legal que eu recomendo mesmo é Death Note: Um dos personagens principais bate as botas no meio da historia… Morre mesmo. Nem socos na realidade nem pacto com o demo traz o cara de volta. O que eu recomendo a leitura é One Piece, um mangá sobre piratas (o autor deve ser retardado!), Full Metal Alchmist (a autora deve ser retardada [2]), Love Hina, é diversão garantida, Death Note e Monster, que têm muita tensão.

Star- E sobre mangás, em sua opinião por que tanto interesse do jovem nesse estilo de quadrinhos em detrimento dos comics americanos?
Romenique-
Para este caso temos duas frentes: A primeira frente, é aquela leva de nerds espinhentos que acompanharam CDZ, Shurato e YuYu Hakusho na extinta Manchete. Eles cresceram, agora trabalham e tem grana pra investir em bonecos, mangás e dvd’s duplos twister carpados com extras e tal. Como já mencionado na pergunta anterior, o mangá não necessita de finais felizes, heróis imortais e toda aquela apelação que acontece para fazer o Batman parecer durão, mesmo sendo eunuco, não precisa de guerras entre os heróis nem nada. Uma historia diferente, divertida e planejada, que não agride a inteligência dos nerds que cresceram. Por isso eles vendem. A segunda frente é a do estilo shonen: mangás e animes sobre GAROTOS com poderes, luta, ideais e vitória. Não sobre VELHOS crescidos com problemas de ideais sobre o seu país, sem poderes, ou sobre invasões secretas. Isso não atrai a molecada. O Anime pega o nerd ainda no berço, antes dele formar os ideais e entrar em crises infinitas. Toda criança gosta de heróis, mas ela gosta de se identificar com o herói. Qual criança se identificaria com o Homem-Aranha na guerra civil, ou com o Cavaleiro das Trevas? Agora deixa eu parar porque estou parecendo o Al Lock (risos).

Star- Alguma dica para nós de leitura e comentários nesse campo?
Romenique-
Bem vou explanar melhor aqueles mangás que eu já citei

Vamos começar por One Piece que já caminha pro sexto ano: One Piece narra a historia de Monkey D. Ruffy, que sonha em encontrar o “One Piece” e se tornar o rei dos piratas. È diversão nonsense pura!
Full Metal Alchmist é sobre duas crianças que são irmãos. Por meio da Alquimia (leram muito Paulo Coelho, tsc tsc) tentam reviver a mãe, mas perdem parte dos seus corpos. A aventura desenrola na busca dos seus corpos novamente. Ponto alto para a comedia.
Love Hina: Conta a historia de um verdadeiro loser nerd: Keitarô Urashima. Esquisito, não faz sucesso com as garotas, burro e quer entrar na melhor faculdade do país. Expulso de casa, vai morar na pensão da avó onde vira o gerente de um alojamento feminino. Se quiser rir pra valer, Love Hina é o mangá!
Death Note: Light Yagami acha um caderno que, ao escrever o nome de uma pessoa e a forma que ela deve morrer, realiza a morte da pessoa. Então Light começa a eliminar bandidos do mundo, para construir um novo mundo. Então aparece o Famoso, porém misterioso detetive L, e começa o jogo de gato e rato. Muito bem escrito você lê com o coração na mão cada novo capítulo.
Monster: Um médico salva a vida de um serial killer, após ele receber um tiro na cabeça, sem saber que o rapaz era um “Sucrilhos Killer”. Após recuperar-se o assassino volta a matar. Sentindo culpa o médico inicia uma caçada pelo Serial Killer, enquanto a policia está atrás do médico, acreditando que ele é o verdadeiro assassino. Lembra um pouco aquele filme/série O Fugitivo (Moura cadê o review dessa serie supimpa?).

Star- Como leitor do blog o que você gostaria de ver por aqui no futuro?
Romenique-
Mangás e animes. Não sei quem poderia escrever sobre isso, mas… (risos). Realmente é chato ter que acessar outro site pra saber o que passa no “mundo do peixe cru”. Também, faz muita falta uma coluna sobre vídeos-game. Todo nerd que se preza já teve ou tem pelo menos um vídeo-game. Falou em nerd falou em vídeo-game. [nota stelar: a entrevista foi concedida antes da publicação da coluna churutz-games] Também um “podrecast” seria bem vindo!

Star- Agora você pode deixar um recado sobre algo que queira comentar:
Romenique-
Gostaria de agradecer a oportunidade de falar umas abobrinhas, agradecer quem leu tudo, e agradecer quem não leu, assim não poderão criticar o texto. Mandar um abraço pro pessoal do UARÉVAA, que estão de parabéns, pra minha mãe, pro meu pai e pra Xuxa não, porque de acordo com o pastor louco, a Xuxa é coisa do demo. Votem em mim para presidente, e de resto Uarévaa.

Podcast, Quadrinhos, CInema, Seriados e Cultura Pop

Related Post

Sala de StarSala de Star

Olá meus caros, como vocês estão? Essa semana trago um pouco mais sobre cultura literária para vocês. Nesta edição da coluna entrevisto o escritor, educador,