Uaréva! Sala de Star Sala de Star

Sala de Star

Olá pessoal, essa semana entrevisto Glauco Guimarães um dos responsáveis pelo selo de quadrinhos da editora Bossa Nova, que será lançado esse ano e está à procura de projetos, roteiristas e desenhistas.

Mas antes, respondendo ao Sr. 02, vulgo Ribas, em referência ao comentário postado na coluna da semana passada: “o novo filme da seção da tarde: QUANDO O UARÉVAA FICA SEM ASSUNTO! Sinopse: Esses amiguinhos vão arranjar autas comfusões na hora de escrever uma materia para não ficarem com um Blog idiota que nunca é atualizado, e pra isso chamaram essa turminha da pesada de Skrulls!!!” Senhor Fanfarrão Ribas, quando ficar “sem assunto” de novo convido você para a entrevista ok? Lembranças para sua “tia” de português… Agora fiquem com algo mais produtivo que sem a Frederica, chinchila-secretária, isto aqui está uma bagunça e minha paciência pouca. Qualquer dúvida, reclamação ou sugestão podem comentar na caixa de comentários (se não sabe o que é volte para o curso básico de informática tabajara) ou no e-mail uarevaa@gmail.com.


Star: Para iniciarmos, como surgiu a editora Bossa Nova?


Glauco: A editora Bossa Nova surgiu com o objetivo de publicar livros sobre comunicação há alguns anos. Atualmente possui um catálogo de cinco livros especializados na área.

Star: A editora está atualmente procurando artistas para fazer trabalhos na área das histórias em quadrinhos, mas vocês já publicam livros há algum tempo não é?


Glauco:
Sim. Os primeiros pelo selo Bossa Nova HQ serão esses que escolheremos através dessa iniciativa.


Star:
Estão trabalhando com que material no momento?


Glauco:
A editora Bossa Nova acaba de lançar um livro ótimo sobre roteiro, é espetacular. “COMO APRIMORAR UM BOM ROTEIRO” da Linda Seger.

Star: O que levou vocês a se interessarem pela publicação de quadrinhos, visto que esse mercado é bem complicado no Brasil, ainda mais para quem está começando na área editorial?

Glauco: Não vejo dessa forma. O publico de HQ muda o tempo todo, assim como em qualquer área do entretenimento. Tenho visto trabalhos de artistas nacionais com muita qualidade, abrindo novos rumos de mercado. Um exemplo são os álbuns vendidos em livraria com excelente acabamento e a quantidade de artista brasileiro desenhando para editoras fora do país sem sair do Brasil. O motivo de termos tido a iniciativa de publicar somente álbuns nacionais é porque acreditamos no talento dos artistas brasileiros e queremos incentivar a produção nacional.
Star: Você pode dizer, em sua opinião, qual editora atualmente no Brasil trabalha melhor com quadrinhos?

Glauco: Não sei dizer. Mas uma coisa é certa, o objetivo da Bossa Nova HQ é achar e publicar as melhores histórias, as mais criativas, que quebrem paradigmas e sejam inusitadas. Não sei se outras editoras estão empenhadas nisso.

Star:
Algumas editoras começaram a lançar HQ´s de artistas nacionais nos últimos anos, você acredita que a visão das editoras em relação ao material nacional está mudando ou são só casos isolados?

Glauco:
Percebi que a qualidade das obras melhorou sensivelmente. E o leitor percebeu. Consequentemente as editoras que só trabalhavam com quadrinhos importados também perceberam.

Star: O público brasileiro tem preconceito com quadrinhos nacionais?

Glauco:
O publico Brasileiro é o mais difícil de agradar. Mas eu nunca vi alguém recusar uma boa história, seja ela manga nacional, super-herói nacional ou o cotidiano brasileiro.
Star: A internet é um celeiro de novos talentos, você acompanha esses novos desenhistas e roteiristas? Algum site/projeto em especial?

Glauco:
Acompanho tudo referente a HQ, seja na internet, seja nas bancas ou livrarias. Tem muita coisa, muita mesmo. Acho que os sites com notícias sobre HQ fazem um trabalho primoroso. Pra mim é um grande diferencial hoje em dia. Isso não existia quando comecei a me interessar por quadrinhos e fiz meu primeiro fanzine na década de 80.
Star: Por fim, pode lembrar para o leitor do Uarévaa como deve ser o processo para se enviar os projetos para a o selo Bossa Nova HQ?

Glauco:
Bem, para saber como enviar seu projeto basta acessar a pagina www.bossanovaeditora.com.br/quadrinhos Tem tudo que vocês precisam saber, caso ainda tenham alguma duvida podem mandar e-mail para quadrinhos@bossanovaeditora.com.br. Um grande abraço e parabéns pelo blog!

Podcast, Quadrinhos, CInema, Seriados e Cultura Pop

Related Post