Uaréva! O Ser Supremo O ser Supremo

O ser Supremo

O que é um Super herói?

O senso comum dita que super Herói é alguém que usa uniformes, muitas vezes espalhafatosos, tem codinomes pomposos, solta raios pelos olhos, agüenta bala no peito, entorta ferro, controla mentes e consegue trabalhar 12 horas e ainda combater o crime! Podem ter perceirinhos, equipes, bases, veículos fodásticos e até mesmo mais grana do que o Bill Gates. Alguns são mutantes, outros alienígenas, outros dotados de força mística, inteligentes pá cacete e dezenas de outras possibilidades sobre humanas! Mas isso define o que é um super herói? Nem fedeno!

Uma vertente acredita que um herói é aquele que põe sua vida em risco em benefício de alguém ou de uma causa. Um bombeiro se arrisca para salvar aquela fofoqueira do 405 que botou fogo no próprio tapete sem querer, e o cara nem conhece a megera! Isso é um herói! Agora um cara que é invulnerável ao fogo, atravessa a parede e salva a mesma bruaca não poderia ser considerado um herói, pois em nenhum momento arrisca sua vida. Nos quadrinhos a palavra Super significa que o indivíduo tem poder, logo, quanto mais super, menos heróico. Quanto mais heróico, menos super ele é. Então o Batman é um herói de verdade enquanto o Super Homem não?

Antes de responder a essa pergunta vamos ver o que a santa wikipedia nos diz da palavra Herói:

“Herói é uma figura arquetípica que reúne em si os atributos necessários para superar de forma excepcional um determinado problema de dimensão épica. (…)O herói será tipicamente guiado por ideais nobres e altruístas – liberdade, fraternidade, sacrifício, coragem, justiça, moral, paz.”

Então segundo essa definição, o Super Homem é um herói, por ter todos aqueles poderes e resolver sacrificar sua vida pessoal para fazer o que faz por sua moral elevada! Ele faz o que faz por que é o certo pronto e acabou! Homem Aranha também é um herói, pois sabe que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades! Todos eles procuram empregar suas grandes capacidades em benefício dos outros, podem não arriscar sua vida o tempo todo, mas sacrificam um pouco de si para fazer valer a bondade. Vejam o Demolidor, o coitado gasta suas horas vagas saindo pelas ruas combatendo o crime, se esfola toda noite para que os cidadãos possam dormir em paz. Então quem é mais herói, o Batman que não tem super poderes e mesmo assim arrisca sua vida no combate ao crime ou o Super Homem que é quase um deus? Ora, os dois são igualmente Super Heróis!

Dito isso, agora vem o real motivo por que escrevi esse artigo nesta quarta feira: para falar do Jeph Loeb! Tudo que escrevi acima foi inspirado no artigo que ele escreveu para o livro “Super-Heróis e a Filosofia”, um brilhante artigo por sinal. Esse resumo tosco nem chega aos pés do artigo de verdade, sugiro que leiam na íntegra. O cara é bom e sabe do que está falando, conhece realmente de super heróis. Então eu pergunto: por que ele escreve tanta merda? Como um cara pode acertar tanto em algumas história e cagar tanto em outras? O que vocês acha?

Por Al Lock e Alex Matos

Podcast, Quadrinhos, CInema, Seriados e Cultura Pop

Related Post