Uaréva! Sala de Star Sala de Star

Sala de Star

Olá Povos e Povas que acompanham minha singela coluna de entrevistas, essa semana quase que acontecia o que o Capitão Nascimento sempre avisa que irá acontecer, porém de última hora meu convidado chegou, tinha se perdido no caminho depois de entrar na fave… Quer dizer, no bairro onde resido. Mas enfim chegou para nos brindar com suas palavras.
Nessa edição da Sala irei entrevistar Ramón Delton, desenhista do Fórum de Agrupamentodos Revolucionários da Rapadura Açucarada, ou como é carinhosamente chamado F.A.R.R.A. Projeto iniciado pelo Senhor dos Scan Eudes Honorato, o que? Você não conhece o Eudes? É sua primeira visita a internet querido?
Ramón ou RDelton,como assina suas obras, já desenhou a HQ Lua Cheia, Napalm, que até saiu no zine do Farra: O Farrazine, Byron, entre outras coisas e nos traz uma boa idéia de como é o mundo de um desenhista. Espero que gostem e se divirtam.

Star: Começando pelo mais simples: quando você se interessou pela arte do desenho?
Ramón:
Bom, de pequeno eu gostava de ler gibis.E minha família não tinha dinheiro pra comprar bonecos de super-heróis pra mim. Então eu decidi desenhá-los. Comecei assim… Desenhava eles,depois colava papel cartão atrás e brincava como se fosse bonecos. Até conhecer os desenhos de John Byrne e me empolgar com a coisa.

Star:E como é seu método de trabalho?Demora muito para terminar um projeto?
Ramón:
Referencias. Eu sempre procuro referencias. Sejam fotos, ou desenhos de outros artistas. Gosto muito de sombras, por isso me inspiro muito no Frank Miller. Depois que eu acho as referencias necessárias pra fazer um desenho, eu começo o trabalho colocando o meu estilo também.
Sobre demorar, na verdade sim. Sou critico com meus desenhos e nunca acho legal o suficiente. Além do mais, eu desenho mais por hobby que por profissão, então eu tenho que compaginar isso com as outras atividades normais na vida, como trabalho, estudo e família. Se eu tivesse que desenhar sem outras responsabilidades, acredito que demoraria menos.

Star: Para um desenhista o que é, em sua opinião, mais importante?
Ramón:
Em quê sentido? Em matéria de roteiros, por exemplo,eu acho importante a liberdade pra criar o que está escrito. Muitos roteiristas entregam o texto para os desenhistas muitas exigências, tipo,a quadrinização da página, os ângulos, até mesmo o traço, as vezes, é manipulado segundo o que o roteirista quer. Acho isso ruim. Não é o cem por cento dos casos, mas acontece. Acho que o desenhista profissional sabe o que fazer e como fazer uma quadrinização de um roteiro legal. Porquê muitas vezes o roteiro é ótimo, mas a quadrinização não é atrativa aos leitores. Isso pode ser culpa do roteirista também. Um exemplo disso é a versão de Jogos Mortais em formato gibi. Ela foi desenhada por Renato Guedes, se eu não me engano, que é um excelente desenhista. Mas a quadrinização não atrai a leitura.

Star:Qual o seu trabalho no mundo não virtual?
Ramón:
A pouco tempo eu trabalhava em uma gráfica. Agora estou fazendo um curso para trabalhar em uma empresa chamada R.A.C.E. que é uma seguradora de veículos. Começo a trabalhar no dia 3 de março.

Star:Como você lida com a coisa de conciliar vida real e vida virtual, principalmente fazendo trabalhos artísticos nesse segundo mundo?
Ramón:
É complicado. Mas eu viciei no mundo virtual. Poder contar estórias para outras pessoas é uma coisa que eu sempre sonhei. Muitas vezes é difícil conciliar, eu sempre tento conciliar isso com moderação. Nos fins de semana fazer algo, entre semana procurar referencias. Pra desenhar é bem mais difícil, mas alguns rascunhos no trampo sempre rola né? Acho mais fácil bolar estórias no trabalho, e depois passar pro PC. Mas como eu disse é bem difícil cumprir com os compromissos virtuais, sociais e familiares. Só que depois de ver o trabalho pronto e os ânimos da galera, você vê que compensa.

Star:Quais futuros projetos você tem atualmente em mente? Pretende seguir como desenhista?
Ramón:
Agora mesmo tenho um projeto de desenhos para um filme de 70 minutos. São uns 100 desenhos, e estamos uns 5 ou 6 desenhista, mas ainda não pude começar. Estou super-empolgado com esse projeto! Será o maior projeto de desenhos que eu participarei. O mais legal desse projeto é que será tudo online. Vai ser show!!!
Sobre o futuro, não sei… Estou pegando gosto por escrever. Depois que o FARRAZINE começou eu senti que contar estórias também é legal. Reuni idéias com outros amigos do zine e saem coisas fantásticas! E eu estou viciando em isso, em bolar estórias e escrever.Mas acho que nunca vou conseguir parar de desenhar. É como ficar bêbado e dizer que nunca mais volta a beber. Depois de terminar esse projeto do filme, não seio que vou fazer, talvez algo para o FARRA COMICS, ou pro FARRAZINE. Vamos ver,idéias e estórias é o que não faltam!
Star:A pergunta de praxe: o que você diria para aqueles que querem iniciar-se nos desenhos?
Ramón:
Que desenhem. Sempre. A pratica faz coisas incríveis que você só vê com o tempo. Acho que é no Álbum MITHOLOGY de Alex Ross, onde ele coloca uns desenhos seus de menino. Eram típicos de um garotinho mesmo. Agora olha o que ele pode fazer! É importante praticar muito e fazer o possível para que esses desenhos sejam vistos por aí. Hoje existem blogs, sites e tudo mais para que os artistas mostrem seu trabalho. Além dos projetos on-line como os que mencionei na pergunta anterior. E é isso. Para o alto e avante, sempre!!! Abraços!!!
Então amiguinhos, gostaram da entrevista? Deixo para vocês o link do Projeto F.A.R.R.A. para admirarem as obras feitas pelo Ramón e outras tão boas quanto, e semana que vem estarei de volta. Bye, que bye, bye, bye…

Podcast, Quadrinhos, CInema, Seriados e Cultura Pop

Related Post